CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chris Hedges avatar

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

89 artigos

blog

Ecos de uma nova Nakba

"Israel não está apenas dizimando Gaza com ataques aéreos, mas também empregando a arma de guerra mais antiga e cruel — a fome", escreve Chris Hedges

Um homem palestino carrega uma menina ferida no local dos ataques israelenses, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, 14 de outubro (Foto: REUTERS/Yasser Qudih)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Israel, com o apoio de seus aliados dos EUA e da Europa, está se preparando para lançar não apenas uma campanha de terra arrasada em Gaza, mas a pior limpeza étnica desde as guerras na antiga Iugoslávia. O objetivo é levar dezenas, provavelmente centenas de milhares de palestinos pela fronteira sul em Rafah para campos de refugiados no Egito. As reverberações serão catastróficas, não apenas para os palestinos, mas em toda a região, quase certamente desencadeando conflitos armados ao norte de Israel com o Hezbollah no Líbano e talvez com a Síria e o Irã.

A administração Biden, fazendo cegamente a vontade de Israel, está alimentando a loucura. Os EUA foram o único país a vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia pausas humanitárias para entregar comida, remédios, água e combustível a Gaza. Bloqueou propostas de cessar-fogo. Propôs um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU que diz que Israel tem o direito de se defender. A resolução também exige que o Irã pare de exportar armas para "milícias e grupos terroristas ameaçando a paz e a segurança em toda a região".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os EUA e seus aliados ocidentais são moralmente falidos e tão cúmplices em genocídio quanto aqueles que testemunharam o Holocausto nazista dos judeus e não fizeram nada.

O conflito, que tirou a vida de 1.400 israelenses e pelo menos 4.600 palestinos em Gaza, está se ampliando. Israel realizou um segundo ataque aéreo em dois aeroportos na Síria. Troca diariamente barragens de foguetes com milícias do Hezbollah. Bases militares dos EUA no Iraque e na Síria foram atacadas por milícias xiitas. O USS Carney, um destróier de mísseis guiados, abateu três mísseis de cruzeiro na quinta-feira, aparentemente lançados pelos houthis no Iêmen e rumando para Israel.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Israel também está lutando para conter os confrontos violentos diários na Cisjordânia ocupada. Realizou um ataque aéreo no domingo a uma mesquita no campo de refugiados de Jenin - o primeiro ataque aéreo na Cisjordânia em duas décadas - que matou pelo menos 2 pessoas. Colonos judeus armados têm causado tumultos nas cidades palestinas na Cisjordânia. Pelo menos 90 palestinos na Cisjordânia foram mortos por colonos armados ou pelo exército israelense desde a incursão de 7 de outubro em Israel pelo Hamas e outros combatentes da resistência, segundo o escritório humanitário da ONU. Cerca de 4.000 trabalhadores de Gaza e 1.000 palestinos na Cisjordânia foram presos nas últimas duas semanas, dobrando o número de prisioneiros palestinos para 10.000 mantidos por Israel, mais da metade dos quais são prisioneiros políticos.

"Muitos dos prisioneiros tiveram seus membros, mãos e pernas quebrados... expressões degradantes e insultantes, insultos, maldições, atando-os com algemas nas costas e apertando-as ao ponto de causar dor intensa... buscas nuas, humilhantes e em grupo dos prisioneiros”, disse Qadura Fares, da Comissão para Assuntos dos Detidos da Autoridade Palestina, em uma coletiva de imprensa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

B'Tselem, a organização israelense de direitos humanos, disse à BBC que desde o ataque de 7 de outubro, documentou "um esforço concertado e organizado dos colonos para usar o fato de que toda a atenção internacional e local está focada em Gaza e no norte de Israel para tentar apreender terras na Cisjordânia."

Dentro de Israel, palestinos com cidadania israelense e IDs de Jerusalém estão sendo assediados, detidos, presos e expulsos de empregos e universidades no que é descrito como uma “caça às bruxas”. Mais de 152.000 israelenses foram evacuados de cidades e aldeias próximas às fronteiras de Gaza e do Líbano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os EUA, em uma tentativa de impedir uma resposta militar do Irã que poderia desencadear uma guerra regional, estão enviando mais 2.000 tropas para o Oriente Médio. Eles vão reposicionar um de seus grupos de ataque para o Golfo Pérsico e enviar sistemas adicionais de defesa aérea para a região. O USS Dwight D. Eisenhower e seu grupo de ataque — que no último fim de semana estava sendo enviado para o Mar Mediterrâneo oriental para se juntar ao USS Gerald R. Ford — foram redirecionados para o Golfo Pérsico. Uma bateria de defesa antimísseis Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) e batalhões do sistema de defesa de mísseis Patriot também foram enviados para o Golfo Pérsico.

Israel liberou seus Quatro Cavaleiros do Apocalipse - Morte, Fome, Guerra e Conquista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deu aos gazenses duas escolhas. Deixe Gaza ou morra.

Palestinos serão mortos não apenas pelas bombas e granadas e, eventualmente, com a invasão terrestre, balas e projéteis de tanques, mas também pela fome e epidemias como a cólera. Sem água, combustível e medicamentos e com a quebra da saneamento, as doenças se espalharão rapidamente. A ONU afirma que os hospitais em Gaza "estão à beira do colapso". Milhares de pacientes morrerão assim que o combustível acabar para os geradores dos hospitais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um médico do hospital al-Shifa em Gaza relatou em uma entrevista no sábado: “Estamos entrando em colapso.” Ele falou sobre a falta de oxigênio, luz e suprimentos médicos, falta de água em alguns departamentos, preocupações com a cólera e a perda de médicos mortos por ataques aéreos israelenses, incluindo um dentista morto no bombardeio de Israel a uma igreja ortodoxa que deixou pelo menos 18 mortos, incluindo várias crianças.

O punhado de caminhões, 37 até agora, com ajuda a Gaza é um truque cínico de relações públicas exigido pela administração Biden. Isso fará pouco para aliviar a crise humanitária engendrada por Israel. A ONU diz que precisa de pelo menos 100 caminhões de ajuda por dia. A última usina de dessalinização de água do mar em funcionamento de Gaza fechou no domingo devido à falta de combustível.

Israel não tem intenção de levantar o cerco total em Gaza. Anunciou que aumentará seus ataques aéreos. Continuará, como fez nas últimas duas semanas, a extinguir as vidas dos palestinos e a aterrorizá-los e famintos até saírem de Gaza.

O assalto terrestre a Gaza não será rápido. Envolverá semanas, talvez meses, de combates nas ruas. O Secretário de Defesa Lloyd Austin comparou a iminente batalha em Gaza ao ataque dos EUA à cidade iraquiana de Mosul, ocupada pelo ISIS, em 2014. Levou nove meses para os EUA recapturarem Mosul.

Quando Israel diz que esta será uma "guerra longa", eles estão, pela primeira vez, dizendo a verdade.

Israel solicitou mais ajuda militar de Washington, $14,3 bilhões incluindo $10,6 bilhões para defesa aérea e de mísseis. Eles receberão. Israel está rapidamente esgotando seus estoques enquanto bombardeia Gaza, incluindo no sul de Gaza, para onde centenas de milhares de famílias deslocadas do norte fugiram.

Israel não permitirá a distribuição dos $100 milhões em ajuda dos EUA prometidos para os palestinos na Cisjordânia e em Gaza, pelo menos não até que sua campanha de terra arrasada esteja concluída. Mas até então, Gaza será irreconhecível. Israel terá anexado parte ou todo o território. Talvez o dinheiro possa ser usado para construir mais assentamentos judaicos ilegais na Cisjordânia ocupada. E prometer ajuda não é o mesmo que apropriá-la. Então, talvez isso também seja parte da ilusão.

Funcionários egípcios estão plenamente cientes do que virá a seguir. Até a metade, talvez mais, dos 2,3 milhões de palestinos será empurrada por Israel para o Egito na fronteira sul de Gaza e nunca será autorizada a retornar.

"O que está acontecendo agora em Gaza é uma tentativa de forçar os residentes civis a se refugiarem e migrarem para o Egito, o que não deve ser aceito", alertou o presidente egípcio Abdulfattah al-Sisi.

Relatos vindos do Egito afirmam que Washington prometeu perdoar grande parte da enorme dívida de $162,9 bilhões do Egito, bem como oferecer outros incentivos econômicos em troca da aquiescência do Egito à limpeza étnica dos palestinos. Os refugiados, uma vez que cruzem a fronteira para o Egito, serão deixados para apodrecer no Sinai.

"Há um grave perigo de que o que estamos testemunhando possa ser uma repetição da Nakba de 1948 e da Naksa de 1967, mas em uma escala maior. A comunidade internacional deve fazer de tudo para impedir que isso aconteça novamente", disse Francesca Albanese, Relatora Especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos no território palestino ocupado desde 1967.

Israel tem usado a guerra há muito tempo para justificar a limpeza étnica dos palestinos. Funcionários do governo chamaram abertamente por outra Nakba, ou "catástrofe", termo para os eventos de 1947-1949 quando mais de 750.000 palestinos foram etnicamente limpos da histórica Palestina e levados para campos de refugiados para criar o estado de Israel. Durante a guerra de 1967, que levou à ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, Israel fez uma limpeza étnica de outros 300.000 palestinos durante a Naksa, ou "dia do revés", que é comemorado todos os anos pelos palestinos.

No entanto, a limpeza étnica de palestinos por Israel não se limita às guerras. Tem havido uma limpeza étnica em câmera lenta à medida que Israel construiu mais colônias apenas para judeus e apreendeu terras palestinas incrementalmente. Os palestinos, negados direitos civis básicos no estado do apartheid de Israel, foram roubados de seus ativos, incluindo, muitas vezes, suas casas. Eles enfrentaram crescentes restrições a seus movimentos físicos. Foram bloqueados de comércio e negócios, especialmente a venda de produtos. Eles se encontraram cada vez mais empobrecidos e presos atrás de muros e cercas de segurança erguidas ao redor de Gaza e da Cisjordânia. Ao mesmo tempo, suportaram ataques aéreos periódicos de Israel, assassinatos direcionados e ataques quase diários de colonos judeus armados e do exército israelense.

Israel impediu os palestinos que saíram da Cisjordânia e da Faixa de Gaza de retornar a uma taxa de cerca de 9.000 palestinos por ano após a ocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza em 1967, até a assinatura dos Acordos de Oslo em 1994, de acordo com o grupo de direitos humanos israelense HaMoked. Israel também revogou as permissões de residência para cerca de 14.000 palestinos que viveram em Jerusalém Oriental desde 1967, segundo o B'Tselem.

Israel demoliu 9.880 estruturas, incluindo mais de 2.600 edifícios residenciais habitados, deslocando mais de 14.000 pessoas e afetando 233.681 na Cisjordânia sozinha entre 1 de janeiro de 2009 e 7 de outubro de 2023, de acordo com dados do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Desde o ataque de 7 de outubro, outras 38 casas e estruturas foram demolidas na Cisjordânia, afetando mais 13.613 pessoas e deslocando pelo menos 73.

Menos de 2,2% dos pedidos palestinos para licenças de construção feitos entre 2009 e 2020 foram aprovados, segundo dados da Peace Now e do jornal israelense Haaretz.

O número de colonos israelenses nos territórios ocupados, no entanto, passou de zero antes da guerra de junho de 1967, para entre 600.000 e 750.000 espalhados por pelo menos 250 assentamentos e postos avançados em toda a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, todos em violação do direito internacional.

Israel não faz segredo sobre suas intenções.

O ministro da defesa de Israel, Yoav Gallant, disse às tropas se preparando para entrar em Gaza, “Eu liberei todas as restrições.”

O membro do Knesset, Ariel Kallner, parte do partido Likud de Benjamin Netanyahu, pediu no X, anteriormente conhecido como Twitter, por “uma Nakba que eclipsará a Nakba de 48.”

O exército israelense mobilizou Ezra Yachin, um veterano do exército de 95 anos, para "motivar" as tropas. Yachin foi membro da milícia sionista Lehi que cometeu diversos massacres de civis palestinos, incluindo o massacre de Deir Yassin em 9 de abril de 1948, onde mais de 100 civis palestinos, muitos mulheres e crianças, foram massacrados.

"Sejam triunfantes e acabem com eles e não deixem ninguém para trás. Apague a memória deles", disse Yachin às tropas israelenses.

"Apague-os, suas famílias, mães e filhos", continuou ele. “Esses animais não podem mais viver."

"Todo judeu com uma arma deve sair e matá-los", disse ele. “Se você tem um vizinho árabe, não espere, vá à casa dele e atire nele.”

Onde estão nossos intervencionistas humanitários? Aqueles que derramaram lágrimas de crocodilo sobre os direitos humanos de ucranianos, iraquianos, sírios, líbios e afegãos, para justificar enormes remessas de armas e guerra? Onde está a antiga ala anti-guerra do Partido Democrata e da classe liberal? O que aconteceu com os intelectuais públicos que costumavam denunciar o massacre de inocentes e a máquina de guerra dos EUA? Onde estão os juristas que defendem a regra do direito internacional? Por que as poucas vozes solitárias que falam sobre o genocídio de Israel contra os palestinos são atacadas, censuradas e expostas?

“A presidente anterior queria nos banir e provavelmente nos colocar em campos de concentração,” disse a congressista de Michigan, Rashida Tlaib, de descendência palestina, em um comício em apoio a um cessar-fogo em 20 de outubro em Washington, em frente ao Capitólio dos EUA. “Este quer apenas que morramos. É assim que nos sentimos. Vergonha deles.”

Israel não interromperá sua campanha genocida em Gaza contra os palestinos até que haja um embargo de armas dos EUA contra Israel. Nossos sistemas de armas, munições e aeronaves de ataque sustentam o massacre. Devemos encerrar os $3,8 bilhões em ajuda militar que os EUA fornecem a Israel todos os anos. Devemos apoiar o movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) e exigir a suspensão de todos os acordos de livre comércio e outros acordos entre os EUA e Israel. Somente quando esses suportes forem eliminados de sob Israel, a liderança israelense será forçada, como foi o regime do apartheid na África do Sul, a integrar os palestinos em um estado com direitos iguais. Enquanto esses suportes permanecerem, os palestinos estão condenados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO