CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cesar Calejon avatar

Cesar Calejon

Jornalista, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP com especialização (MBA) em Relações Internacionais pela FGV. Autor dos livros A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI, Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil e Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil

36 artigos

blog

Eduardo Bolsonaro estimula formação de quadrilha para atacar a democracia brasileira

"Em condições normais de temperatura e pressão, Eduardo Bolsonaro deveria responder ao TSE, perder o mandato e enfrentar o peso da Justiça", diz Cesar Calejon

Eduardo e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cesar Calejon, para o 247 

“Acuados, os principais membros do bolsonarismo estão adotando medidas desesperadas que incorrem em crimes de todas as ordens”, afirma Cesar Calejon

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vem usando as suas redes sociais digitais e a sua plataforma de campanha política no sentido de convocar os militantes bolsonaristas que compraram uma “arma legal” para se tornarem "voluntários de Bolsonaro”.

“Você comprou arma legal? Tem clube de tiro ou frequenta algum? Então você tem que se transformar num voluntário de Bolsonaro. Peça ao seu candidato a deputado federal adesivos e santinhos do Presidente, distribua”, escreveu Eduardo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme previsto, na iminência da derrota eleitoral e confrontados com a possibilidade real de enfrentarem o peso da Justiça a partir do ano que vem, os principais membros do bolsonarismo estão arregimentando a sua milicia particular. Acuados, estão adotando medidas desesperadas que incorrem em crimes de todas as ordens.

Formação de quadrilha (ou associação criminosa) é o crime previsto no artigo 288 do Código Penal brasileiro e consiste na associação “de três ou mais pessoas que se dedicam a cometer um ou mais delitos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste caso, o delito está tipificado no Art. 378, que discorre sobre o crime contra a democracia brasileira: “impedir ou tentar impedir, mediante violência ou grave ameaça, sem justa causa, o livre e pacífico exercício de manifestação de partidos ou grupos políticos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos” com pena prevista de reclusão entre um e quatro anos.

Em condições normais de temperatura e pressão, Eduardo Bolsonaro deveria responder ao Tribunal Superior Eleitoral, perder o seu mandato e enfrentar o peso da Justiça. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Infelizmente, contudo, ainda não estamos em um período considerado normal, quando as instituições nacionais efetivamente cumprem os seus respectivos papéis. 

Apesar disso, caso crimes ou atos de violência sejam produzidos neste 7 de setembro, todos os parlamentares que incitaram o armamento da população com base em mensagens como esta deverão ser responsabilizados, incluindo Eduardo e o seu pai.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO