Ivan Rios avatar

Ivan Rios

Sindicalista, historiador, crítico de cinema, escritor, membro do Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo da Palestina, graduando em Direito, militante dos Movimentos de Promoção, Inclusão e Difusão Cultural no Estado da Bahia

51 artigos

HOME > blog

Eis que o Mito se torna uma Lenda, a “mula sem cabeça”

Temos no atual cenário político uma típica e nefasta “mula sem cabeça” fruto da relação com um “estelionatário da fé” que se autoproclama pastor

Jair Bolsonaro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quem acompanhou os severos rompantes do ex-presidente e futuro presidiário, Jair Messias Bolsonaro, durante os 4 anos à frente da presidência da república, jamais imaginaria que, em um futuro tão próximo, essa figura “quixotesca” passaria por um processo de metamorfose tão abrupto. Pois não é que a lagarta tivesse saído do casulo para se transformar em uma linda borboleta, pelo contrário, involutivamente, o que era Mito se transformou em uma Lenda: a “mula sem cabeça”.

De arauto da Ditadura Militar a suplicante de uma Anistia institucionalmente autoindulgente, conforme se viu no seu discurso em tom murcho e dramático na Avenida Paulista no último dia 25 de fevereiro, o que restou como alternativa para esta criatura foi se amancebar com as hordas radicalizadas neopentecostais através do empresário da fé, Silas Malafaia.

Após decisão do STF em levantar o sigilo sobre os depoimentos dos investigados pela tentativa de Golpe de Estado, conforme afirma o renomado jurista Lênio Streck, “não restam dúvidas sobre o envolvimento de Jair Bolsonaro na trama golpista” (https://www.brasil247.com/brasil/podem-encerrar-as-investigacoes-ja-ha-provas-contra-bolsonaro-diz-lenio-streck).

Embora a Conspiração Terrorista/Golpista tenha sido fracassada, permanece em ato contínuo através das falas criminosas de delinquentes contumazes, como Silas Malafaia, que, a partir desses recentes eventos, certamente voltará (mais uma vez) a incitar suas hordas bestiais, promovendo o espetáculo da desinformação, da ação comunicativa fraudulenta, da propagação de Fake News e afirmações descontextualizadas com o exclusivo objetivo antidemocrático e de descaracterização da realidade objetiva, o que sempre tem feito com aberrante impunidade.

Assim, parafraseando a lenda do folclore popular em que a mulher do padre se transforma na criatura amaldiçoada conhecida como a “mula sem cabeça”, temos no atual cenário político uma típica e nefasta “mula sem cabeça” fruto da relação com um “estelionatário da fé” que se autoproclama pastor. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa relação bizarra, verdadeiro conto Olavista, Negacionista, Terraplanista...

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...