CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

Eleições francesas ensinam: as esquerdas precisam se unir

As esquerdas brasileiras precisam se unir em torno de um candidato único nas próximas eleições gerais, ou correremos o risco de repetir o trágico roteiro gaulês, no qual a esquerda ficou de fora do segundo turno da eleição presidencial

Candidato à Presidência da França, Emmanuel Macron. 17/04/2017 REUTERS/Christian Hartmann (Foto: Guilherme Coutinho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A esquerda está fora do segundo turno na França. A disputa agora está restrita a um representante do liberalismo econômico e uma representante da extrema-direita. Dois candidatos de esquerda foram derrotados. Dividiram os votos dos eleitores, se enfraqueceram mutuamente e se tornaram, ambos, pouco competitivos. As esquerdas brasileiras precisam se unir em torno de um candidato único nas próximas eleições gerais, ou correremos o risco de repetir o trágico roteiro gaulês.

Benoît Hamon, do partido socialista francês, obteve pouco mais seis por cento dos votos. Mélenchon, da Frente de Esquerda francesa, pouco mais de dezenove. Competindo entre si, ficaram com as duas últimas colocações. Se somassem os votos, a esquerda teria o candidato mais votado no primeiro turno. Em tempos de golpe, as esquerdas brasileiras precisam observar o exemplo francês, ou poderemos ter aqui um segundo turno entre a direita e a extrema-direita. Um cenário trágico e possível.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula é sem dúvida o candidato com maior capital político no país. Possui a experiência de um grande estadista e uma militância fiel a seus ideais. Caso não haja impedimento a sua candidatura na (in) justiça, ele deve ser o candidato único e natural, sendo apoiado por todos os demais partidos de esquerda. No entanto, o PDT tem claras intenções de lançar candidato próprio e o PSOL pretende novamente lançar a candidatura de Chico Alencar. Essa divisão é a ruína da esquerda.

Ciro Gomes poderia ser o candidato da Esquerda no caso de impedimento de Lula, mas deveria abrir mão de sua candidatura caso tudo ocorra normalmente. Pelo bem da esquerda, pelo bem do país. A militância não pode é aceitar uma Esquerda desunida, enfraquecida e realizando parcerias com partidos golpistas como o PMDB e o PP, por exemplo. Afinal de contas, L'enfer est pavé de bonnes intentions, ou em bom portugês, de boas intenções o inferno está cheio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO