CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nathalia Urban avatar

Nathalia Urban

Correspondente do Brasil 247 no Reino Unido

22 artigos

blog

Elon Musk acusa primeiro-ministro da Escócia de "racismo contra brancos"

O homem mais rico do mundo reagiu a um vídeo que alega que Humza Yousaf "despreza abertamente as pessoas brancas", conta Nathalia Urban

Elon Musk, dono da rede X, antes conhecida como Twitter (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Elon Musk acusou o primeiro-ministro da Escócia de ser “racista contra brancos” depois de assistir a um vídeo viral de Humza Yousaf discutindo a injustiça racial.

Musk, atacou Yousaf nas mídias sociais na noite de quinta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O homem mais rico do mundo estava respondendo a um vídeo postado por uma conta chamada de supremacia branca “End Wokeness”, que alegou que Yousaf “despreza abertamente as pessoas brancas”.

“Por que o Parlamento e o Rei da Escócia escolheriam um cara que odeia quase 100% do país?”. O post foi lido, anexando um pequeno clipe de 45 segundos de Yousaf abordando MSPs em 2020.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O clipe tem sido amplamente compartilhado ao longo dos anos, pois figuras da extrema direita sugerirem que mostra o líder do SNP expressando raiva pelo número de pessoas brancas na Escócia.

No vídeo, Yousaf diz que “a maioria dos cargos seniores na Escócia são preenchidos quase exclusivamente por pessoas brancas” - listando exemplos como o Lorde Secretário da Justiça, o Procurador-Geral e outras figuras seniores da vida política e cívica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O discurso completo, que tem quase 10 minutos de duração, foi proferido durante um debate sobre injustiça racial na Escócia desencadeado por protestos globais sobre o racismo após o assassinato de George Floyd nas mãos do policial Derek Chauvin.

No início deste ano, uma verificação de fatos da Reuters descobriu que a versão abreviada do vídeo estava "faltando contexto".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na noite de quinta-feira, Musk respondeu ao clipe - que havia sido visto mais de seis milhões de vezes - escrevendo: "Que racista descarado!"

Perfis contra independência da Escócia com altos números de seguidores celebraram a intervenção, com alguns pedindo a Musk que banisse completamente o Yousaf do Twitter/X.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os apoiadores do Yousaf também intervieram, com Mikey Stewart escrevendo: “Sua reação está completamente errada. Você foi atraído por um perfil racista".

“O ódio contra Humza por ser marrom/asiático é surpreendente.“

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A liberdade de expressão é uma coisa, mas você está espalhando uma mentira.”

As acusações de Musk vêm depois que Yousaf foi destaque na capa da Time Magazine no início deste mês como parte de um especial sobre 10 “gigantes moldando o futuro”.

Ele foi destacado como o primeiro primeiro primeiro-ministro não branco e mais jovem de todos os tempos, bem como o primeiro político muçulmano a liderar uma democracia ocidental.

"Espero que também inspire outros, particularmente quando o multiculturalismo é retratado por alguns como uma fraqueza", disse Yousaf na entrevista.

"Na Escócia, estou orgulhoso de sermos uma nação acolhedora e nossa diversidade é vista como um dos nossos maiores pontos fortes."

Yousaf também falou sobre o impacto de ser alvo da direita nas mídias sociais, inclusive por figuras de extrema-direita que vivem nos EUA.

"Ser o destinatário de abuso on-line tornou-se uma característica regular da minha vida no serviço público", disse ele ao The Scotsman neste verão.

“Isso não significa que devemos simplesmente aceitá-lo. É importante que façamos tudo o que pudermos para acabar com isso."

Ele acrescentou: "Eu sei que a esmagadora maioria das pessoas na Escócia quer viver em um país onde todos os grupos minoritários não são apenas protegidos, mas aceitos por quem são - e como Primeiro-Ministro estou determinado a usar o meu mandato para ajudar a construir um país onde todos os nossos cidadãos vivam uma vida livre do ódio".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO