CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ion de Andrade avatar

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor e pesquisador da Escolas de Saúde Pública do RN, é membro da coordenação nacional do Br Cidades e da executiva nacional da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela democracia

4 artigos

blog

Em dez dias, o Brasil tende a ser o epicentro mundial da Covid-19

Quando projetamos a tendência linear de casos novos para o Brasil e Estados Unidos observamos que as duas linhas se cruzam num horizonte de dez dias

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda ocupando o primeiro lugar mundial em número de casos novos de Covid-19, os Estados Unidos vêm conhecendo um declínio sustentado ao longo dos últimos trinta dias desse indicador da pandemia. Esse declínio pode ser observado no gráfico abaixo disponível no Worldometer.info.

No Brasil, que ocupa o segundo lugar mundial, os casos novos vêm se apresentando como um platô. Esse platô está situado em níveis muito altos considerando a série de casos novos de Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. Os níveis atuais são comparáveis aos piores números dos meses de junho/julho/agosto de 2020 e não mostram tendência de arrefecer. É o que mostra o gráfico abaixo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando projetamos a tendência linear de casos novos para o Brasil e Estados Unidos observamos que as duas linhas se cruzam num horizonte de dez dias. A partir daí o Brasil terá conseguido se tornar o epicentro mundial da pandemia de Covid-19, pois terá ultrapassado os Estados Unidos e se tornado o primeiro em casos novos.

Casos novos de Covid-19 no Brasil e Estados Unidos entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro, conforme dados disponíveis em https://www.worldometers.info/coronavirus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tendência linear de um fenômeno complexo como é essa pandemia, sobretudo quando comparamos situações distintas como a dos Estados Unidos e a do Brasil, pode não ser inteiramente fiável, mas ela incorpora no seu cálculo centenas de milhares de casos, portanto, feita essa ressalva, sobretudo considerando um horizonte de dez dias que é curto, há chances de que efetivamente se confirme.

Recentemente a revista "The Lancet" atribuiu a responsabilidade por 40% dos óbitos ocorridos nos Estados Unidos à administração Trump. Em que percentual estaríamos se esse estudo fosse feito para o governo do Brasil?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO