CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

Endeusaram o pré-sal

Agora que foi iniciado o processo de transferência das reservas do pré-sal brasileiro para as petroleiras estrangeiras. Só agora Pedro Parente mudou seu discurso. Agora, para ele, o pré-sal é valioso

27/07/2016- Brasília - Presidente da Petrobras, Pedro Parente, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto após encontro com o presidente interino Michel Temer (José Cruz/Agência Brasil) (Foto: Cláudio da Costa Oliveira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em evento promovido pela revista Exame em 30/09/2016, o atual presidente da Petrobras Pedro Parente afirmava que "Houve um certo endeusamento do pre-sal". Na época Parente considerava que "houve uma ideologização da área do pre-sal, mas a companhia possui outros campos de boa qualidade em outras regiões"(sic)

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1818399-houve-certo-endeusamento-do-pre-sal-diz-presidente-da-petrobras.shtml

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Imediatamente escrevi um artigo lembrando que Pedro Parente era originário do governo FHC onde as estatais eram depreciadas, chamadas de elefantes etc. com o objetivo de justificar sua venda, junto à opinião pública brasileira.

https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/pedro-parente-viajou-na-maionese-ao-olimpo-na-grecia-quando-afirmou-que-endeusaram-o-pre-sal/

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo o jornalista Fernando Brito escreveu um artigo mais contundente. Brito afirmava em seu artigo que uma frase desta só podia ter sido feita por um imbecil. E completava dizendo que Pedro Parente não era um imbecil era um "Vendilhão da Pátria" (sic)

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/brito-parente-e-o-pre-sal-vendilhao-da-patria

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, passados mais de um ano, com o Brasil sendo governado por uma quadrilha que envolve executivo, legislativo e judiciário. Tendo sido retirada a obrigação de participação da Petrobras em todos os blocos do pré-sal. Tendo sido aniquilado o conteúdo local. Tendo sido criadas novas leis concedendo isenção e redução de impostos para as petroleiras estrangeiras. Benefícios tais que segundo recentes estudos causarão, em 25 anos, perdas de R$ 1 trilhão ao país.

https://www.revistaforum.com.br/2017/10/31/estudos-indicam-perda-de-r-1-trilhao-em-renuncia-fiscal-depois-do-leilao-do-pre-sal/

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, depois de ocorrido um primeiro leilão no qual a Petrobras adquiriu áreas ofertando 80% de óleo excedente para a União, enquanto Shell e BP adquiriram áreas ofertando o valor mínimo exigido pela ANP (11%).

Agora que foi iniciado o processo de transferência das reservas do pré-sal brasileiro para as petroleiras estrangeiras. Só agora Pedro Parente mudou seu discurso. Agora, para ele, o pré-sal é valioso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (22/11) ao jornalista Roberto D'avila verificamos a mudança.

Questionado sobre o pré-sal Parente salientou ser uma das poucas reservas viáveis existentes no mundo atualmente. Pela probabilidade de quase 100% de resultados positivos. Pela alta produtividade dos campos e pelo baixo custo de extração alcançado pela Petrobras. Parente afirmou que o custo de extração da Petrobras atualmente está abaixo de US$ 7 o barril.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, tudo aquilo que nós sempre afirmamos e ele contestava.

D'avila perguntou quais eram as reservas existentes no pré-sal brasileiro. Parente se esquivou da resposta, pois sabe que, de posse desta informação, qualquer brasileiro medianamente informado vai tentar estimar o tamanho do roubo.

Outra notícia de extrema gravidade surgida recentemente, foi a reportagem do maior jornal britânico o "The Guardian" mostrando a pressão daquele governo, através do seu Ministro de Comercio, Greg Hands, que inclusive veio ao Brasil contatar o secretário do Ministério das Minas e Energia, Paulo Pedrosa, buscando obter vantagens para suas petroleiras, Shell, BP e Premier Oil, o que de fato acabou ocorrendo.

https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/328101/Requi%C3%A3o-imprensa-safada-abafa-o-esc%C3%A2ndalo-da-Shell.htm

Se um ministro brasileiro fosse flagrado fazendo lobby para uma empresa nacional em qualquer país do mundo, seria taxado como corrupto e acusado de estar recebendo propina da empresa, e demitido do cargo. A PF a PGR e STF, com agilidade abririam um processo para prender o safado. A empresa envolvida seria execrada, processada e impedida de participação em licitações etc.

Para os britânicos no entanto, a interpretação é outra. O ministro é um patriota e merece todos os aplausos.

Quando será que os brasileiros vão aprender a defender o que é seu?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO