TV 247 logo
      Esmael Morais avatar

      Esmael Morais

      Jornalista e blogueiro paranaense, Esmael Morais é responsável pelo Blog do Esmael, um dos sites políticos mais acessados do seu estado

      578 artigos

      HOME > blog

      Equador mantém acesa a chama da esquerda na América Latina

      A confirmação eleição de Lenin Moreno na eleição presidencial do Equador, neste domingo (2), pode significar o início de uma contraofensiva à onda neoliberal na região da América Latina e Caribe

      A confirmação eleição de Lenin Moreno na eleição presidencial do Equador, neste domingo (2), pode significar o início de uma contraofensiva à onda neoliberal na região da América Latina e Caribe.

      Com 97% dos votos apurados, o esquerdista Lenin Moreno segue com 51% ante 49% do adversário – o banqueiro Guillermo Lasso.

      "Serei o presidente de todos e vocês vão me ajudar. Vou inaugurar o governo mais limpo da história. Vamos erradicar completamente a corrupção conto com vocês equatorianos", declarou Moreno ao comemorar a vitória.

      Ao falar sobre "corrupção" em seu discurso, o presidente eleito se referiu aos recentes escândalos da Odebrecht, que também atingiu agentes no Equador.

      Julian Assange

      Com o resultado das urnas, o Equador também se firma como um bastião da esquerda latino-americana e proporcionaria espaço para que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, se exile no país, segundo análise do jornal britânico The Guardian.

      Assange está refugiado na embaixada equatoriana, em Londres, desde o dia 19 de junho de 2012. Ele temia que o processo sobre abusos sexuais de que é alvo na Suécia pudesse ser um pretexto para que o governo britânico decidisse enviá-lo para os Estados Unidos, onde teria de responder por traição.

      Lenin Moreno é cadeirante

      Depois de um assalto, com um disparo à queima-roupa, perdeu a mobilidade das pernas e depois de uma longa e dolorosa recuperação decidiu "voltar a viver".

      Moreno é um motivador profissional e através de suas conferências e escritos leva uma mensagem de alegria, solidariedade e amor.

      Franklin Delano Roosevelt, presidente dos EUA, também era imobilizado na cadeira de rodas pela paralisia infantil.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: