Fernando Castilho avatar

Fernando Castilho

Arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada

63 artigos

HOME > blog

Escorpiões no carro de som: o que esperar do 7 de setembro?

O dia 7 de setembro promete emoções intensas

Ato bolsonarista na Avenida Paulista (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Havia dois escorpiões sobre um pequeno galho que flutuava à deriva em um rio. O tempo passava, e o galho não se aproximava das margens. Subitamente, ambos os escorpiões sentiram uma ferroada e, ao mesmo tempo, perguntaram um ao outro: "Por que me feriste?". Como em uníssono, responderam: "Porque é da minha natureza".

No dia 7 de setembro, está marcada uma manifestação convocada por Silas Malafaia, pedindo o impeachment e a prisão de Alexandre de Moraes. Bolsonaro inicialmente confirmou sua presença, depois a cancelou, e em seguida, reverteu a decisão.

Durante a semana, Malafaia e Pablo Marçal protagonizaram uma verdadeira batalha nas redes sociais. Cada um falou "verdades" sobre o outro, expondo a sujeira existente de ambos os lados.

Ao ser questionado por Marçal sobre sua participação no evento, Bolsonaro afirmou que não via problema algum, já que a manifestação seria suprapartidária. Portanto, Marçal confirmou sua presença.

Valdemar Costa Neto, líder do PL de Bolsonaro, ficou irritado, pois seu candidato à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, teoricamente conta com o apoio de Bolsonaro. Valdemar também já começa a questionar a utilidade de pagar 60 mil reais de salário a Bolsonaro, visto que ele não tem conseguido transferir prestígio aos candidatos do PL pelo país.

No carro de som, provavelmente estarão Bolsonaro, Nunes, Marçal e Malafaia. Bolsonaro, no entanto, deve permanecer em silêncio para evitar problemas legais, afinal, pedir o impeachment e a prisão de um ministro do STF configura crime de obstrução de justiça.

A presença de Marçal no palanque deve atrair milhares de pessoas, curiosas para ver qual será a polêmica que ele levantará, ou qual será a próxima mentira. Esta será uma grande oportunidade para o coach tentar minar Nunes e influenciar Bolsonaro a trair Valdemar e se aliar a ele.

Aquele espaço no carro de som é como o galho flutuando pelo rio. Só que, neste galho, não há apenas dois escorpiões.

O dia 7 de setembro promete emoções intensas.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.