Esporte para todos

Com diversas iniciativas, enfim o poder público completa o ideal da República de democratizar o esporte como ferramenta de bem-estar, de disciplina e sociabilidade que fortalecem a nação

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O Brasil distingue-se como país onde o incentivo ao esporte é um dever do Estado. Consta do artigo 217 da Constituição a obrigação de "fomentar práticas desportivas" – e a essa tarefa dedica-se o Ministério do Esporte, com uma infinidade de programas. Os mais vistosos são os que beneficiam as modalidades de alto rendimento, em que se destacam atletas de renome, vencedores de torneios e medalhas.

Mas por baixo dessa veia cintilante pulsa uma larga base de apoio e estímulo a práticas esportivas, lazer e sociabilidade, que beneficiam não atletas propriamente ditos, mas o homem comum no conjunto da população. Ao lado de programas como o Segundo Tempo, que leva atividades esportivas orientadas às escolas, também sobressaem outros a que temos especial consideração: o Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Vida Saudável, este mais para idosos. O Ministério financia a implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte e recreação a partir de projetos apresentados pelas prefeituras municipais.

O PELC tem dois tipos de unidades de atendimento: Núcleos Urbanos, que funcionam nas cidades, e Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais, voltadas para grupos que apresentam distinções culturais, como índios, quilombolas e populações ribeirinhas.

Chega a ser comovente anunciar a instalação ou inaugurar um Centro de Iniciação ao Esporte em locais onde o único equipamento esportivo à disposição dos estratos mais carentes é o campinho de futebol improvisado pela garotada. Um ginásio moderno, com quadras e professores de educação física, passa a ser desfrutado pela imensa parcela da população que não pode pagar uma academia de ginástica nem receber orientação especializada sobre condicionamento físico.

Vistos a longo prazo, programas desse porte concorrem para o bem-estar do povo brasileiro, melhorando a saúde, reduzindo doenças e ajudando a prevenir e combater outros efeitos nocivos da vida moderna, como o sedentarismo e a obesidade.

Com essas iniciativas, enfim o Poder Público completa o ideal da República de democratizar o esporte como ferramenta de bem-estar, mas também de disciplina e sociabilidade que fortalecem a nação.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247