CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

Esquerda vs. esquerda

Esse tipo de “esquerda cirandeira” não pode seguir seu baile isoladamente, querendo ser “mais esquerda”, pois todos nós continuaremos dançando e sendo açoitados pela roda vertiginosa da direita – e deturpando totalmente a unidade defendida pela verdadeira ciranda de Lia de Itamaracá e a luta contra a opressão do sistema

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Esses dias entrei em discussão com um sujeito que se dizia esquerdista – aquele tipo que adora ficar nas teorias, com argumentos e performances vazias, mas jamais se arrisca na prática, achando que apenas suas “opiniões” são suficientes para fazer uma nova revolução. Sua crítica era sobre Lula e Dilma, chegando a ponto de classificar o PT como “neoliberal” – e, como sempre fazem, me chamando de “petista”, mesmo não sendo filiado a qualquer partido.

Pois bem. De forma educada, tentei mostrar para ele que a ideia utópica do socialismo não se pode nem imaginar nos dias de hoje por dois motivos simples: mundo globalizado e desigualdade social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Afinal, as ideias e teorias marxistas/leninistas – das quais admiro e sonho –, incluindo a luta de classes, é algo difícil de se conscientizar e concretizar quando vemos famílias passando fome. Como falar em luta de classes, se não se têm o que comer? Assim, quis mostrar para o tal esquerdista que apesar de sonhar com um sistema socialista, primeiramente temos que suprir as necessidades mais emergências da população, para só depois trabalhar na mesma esse tipo de conhecimento e formação. E é, a meu ver, o que os governos petistas vinham desempenhando. Baseado na ideia keynesiana – me corrijam se estiver errado – fez com que o Estado promovesse desenvolvimento social, inclusive com programas sociais, distribuição de renda, mercado interno de consumo, promovendo o fluxo econômico do país.

A crítica que faço é que enquanto isso foi feito, esqueceu-se o trabalho de base, justamente na formação e educação. Motivos para isso: negligência ou falta de tempo hábil? Já não sei, e deixo para que cada um tire suas conclusões e façamos a discussão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É óbvio que a ideia de uma revolução socialista, tal como em Cuba e até mesmo na Venezuela, é o sonho de qualquer amante de Marx/Lênin. Mas sejamos realistas. Hoje, em função do contexto mundial, é algo puramente utópico e ideológico.

Enquanto isso, ao propor a unidade da esquerda para enfrentarmos os retrocessos e o avanço cada vez mais preocupante da direita – tanto neoliberal como fascista – o indivíduo preferiu atacar o PT, Lula e Dilma. E é esse o erro que não podemos cometer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos sabem da importância e representatividade do PT no campo progressista, no entanto, sozinho não tem e nem terá forças – daí, por exemplo, a necessidade de alianças com partidos como o (P)MDB. Enquanto militante de esquerda, é claro que não teço apenas elogios ao PT, pois muitos equívocos foram tomados – como o próprio presidente Lula disse em entrevista certa vez ao grandioso Mino Carta, “você sabe muito bem que não sou de esquerda”, em resposta a indagação justamente sobre o aspecto teórico, além, óbvio, de algumas posturas econômicas tidas como neoliberais.  No entanto, temos que aprender com os erros e, acima de tudo, valorizar os acertos – cito novamente as políticas sociais e o avanço nas políticas e relações exteriores, que proporcionaram o papel de protagonista ao Brasil no cenário mundial.

Lembremos que durante as gestões do PT, criamos 22 milhões de empregos (mantendo a taxa de desemprego em 4,3%), tivemos o aumento real dos salários acima da inflação e 35 milhões de pessoas saíram da miséria, o que fez com que com que país saísse do fatídico “Mapa da Fome” da ONU. Não podemos esquecer também de um aspecto extremamente importante que foi priorizado nos governos petistas: o fortalecimento da indústria nacional através de um plano de Política Industrial baseado em inovação e emparelhamento com países desenvolvidos. Afinal, é justamente a capacidade industrial de uma nação que estabelece seu potencial, proporcionando o crescimento de renda e bem-estar da população, justamente por gerar empregos mais qualificados, refletindo diretamente na renda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes, como retrata brilhantemente Eduardo Galeano em seu livro “As veias abertas da América Latina”, o capital era puramente explorador dos commodities e matéria-prima, usando e abusando da mão-de-obra barata – sem falar na degradação ambiental com a implantação de novas indústrias multinacionais. Hoje, como lembra Emir Sader, o capitalismo não é mais produtivo, e sim financeiro concentrando riquezas em papéis, especulação financeira. A defesa atual do capital pela direita baseia-se na especulação. E por isso que a indústria deve ser fortalecida, o que, infelizmente não vemos – voltamos à ideia de “país colonizado”, mero fornecedor de bens que serão superfaturados, afinal, “o subdesenvolvimento não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência”, como lembra Galeano.

As atuais políticas globais e todo trâmite existente em quebrar países que ascendem – seja com argumentos falaciosos de “instaurar democracia” e “combate à corrupção” –, em interesse e subserviência ao capital, infelizmente obrigam aos mesmos recorrerem ao auxílio do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial – leia-se, Estados Unidos – o que gera um ciclo vicioso. Citando novamente Galeano: “Quem empresta, manda. Para pagar, é preciso exportar mais, e é preciso exportar mais ainda para financiar as importações e fazer frente à hemorragia de lucros e royalties que as empresas estrangeiras drenam para suas matrizes. O aumento das exportações, cujo poder de compra diminui, implica salários de fome. A pobreza massiva, chave do êxito de uma economia voltada para o exterior, impede o crescimento do mercado interno de consumo na necessária medida para sustentar um desenvolvimento econômico harmonioso. (...) O círculo vicioso é perfeito: a dívida externa e o investimento estrangeiro obrigam à multiplicação das exportações, que o mesmo investimento e dívida vão devorando. (...) O principal produto de exportação da América Latina, venda o que vender, matéria-prima ou manufaturas, são os braços baratos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro ponto que não podemos esquecer é que a figura de Lula é algo que não agrada principalmente os interesses dos EUA. Sendo o estadista que é, articulador nato, Lula incomodou – e ainda incomoda – os interesses ianques. Ao lutar ao lado de China, Rússia, Índia e África do Sul para a formação do BRICS, também por evitar a ascensão da ALCA, Lula mostrou sua força de coesão com demais lideranças anti-imperialistas. Como resposta, a trama da Lava (Farsa)-Jato teve sim apoio e financiamento dos EUA, o que gerou não apenas sua prisão arbitrária – com base em “ato de ofício indeterminado”, ou seja, em algo inexistente – mas também, sendo impedido de concorrer à eleição – a saber, as pesquisas mostram que Lula tinha ampla vantagem e inevitavelmente seria eleito.

Assim, é hora de deixarmos o ego de lado e formarmos uma base de esquerda única, forte. Só assim poderemos confrontar e vencer essa batalha, a qual estamos sendo derrotados diariamente, desde o Golpe de 2016. Lutarmos por um país democrático exige isso. A valorização do Estado e seu nacionalismo é o que permitirá a redução da desigualdade que, infelizmente, está em crescente depois das reformas trabalhistas, privatizações e todo pacote de maldades que Temer e cia começaram a fazer e persistem no atual desgoverno. Como diz Eduardo Galeano, “os navios negreiros já não cruzam o oceano. Agora os traficantes de escravos operam no Ministério do Trabalho”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez o período pandêmico que vivemos possa obrigar o mercado mundial a rever seu sistema político, como projetam alguns pesquisadores, uma vez que ficou evidente a necessidade de um Estado forte e presente, contrariando a visão neoliberal que se enfraquece e dilui, fortalecendo uma certa vertente socialista. Mas para isso, reforço a necessidade de unidade entre os progressistas. Esse tipo de “esquerda cirandeira” não pode seguir seu baile isoladamente, querendo ser “mais esquerda”, pois todos nós continuaremos dançando e sendo açoitados pela roda vertiginosa da direita – e deturpando totalmente a unidade defendida pela verdadeira ciranda de Lia de Itamaracá e a luta contra a opressão do sistema.

(Em tempo: logo após minha resposta, o sujeito me bloqueou na postagem).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO