CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chris Hedges avatar

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

89 artigos

blog

Está acontecendo aqui – uma versão estadunidense do fascismo

O fascismo é sempre filho bastardo do liberalismo falido. Isto foi verdade na Alemanha de Weimar. Foi verdade na Itália. E isso é verdade nos Estados Unidos

Congresso dos Estados Unidos (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Publicado no Consortium News)

O presente de despedida, espero, do liberalismo falido do Partido Democrata será um estado fascista cristianizado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A classe liberal , uma criatura do poder corporativo, cativa da indústria da guerra e do estado de segurança, incapaz ou relutante em melhorar a prolongada insegurança económica e a miséria da classe trabalhadora, cegada por uma ideologia hipócrita e desperta que cheira a hipocrisia e dissimulação e desprovido de qualquer visão política, é a base sobre a qual os fascistas cristãos , que se uniram em multidões semelhantes a cultos em torno de Donald Trump, construíram o seu terrível movimento.

Trump, como salienta o escritor Jeff Sharlet, deixou de ser o vendedor ambulante da política Elmer Gantry – que alimenta a ilusão de que todos podemos ficar ricos como ele – e passou a ser o vendedor ambulante de conspirações sombrias sobre o Estado profundo e os pedófilos que dirigem o Partido Democrata. ao fascismo total.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se ele voltar ao poder, a violência niilista que assola o país, com  mais de 500 tiroteios em massa  só este ano, irá explodir. Os teóricos da conspiração ameaçarão e assassinarão “inimigos” e “traidores” impunemente. Os órgãos judiciário, policial e legislativo – atualmente em estado de paralisia – serão transformados em órgãos de vingança pessoal e política.

A censura furtiva praticada por Silicon Valley e pelos Democratas tornar-se-á grosseira, aberta e generalizada. Os militares, já infestados de capelães fascistas cristãos semelhantes a comissários, serão liderados por verdadeiros crentes, como o tenente-general reformado  Michael Flynn . Isso pode acontecer aqui, como  previu Sinclair Lewis .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Culpar a Rússia , ou candidatos de terceiros partidos que nunca votam em números significativos pela eleição de Trump e pela ascensão do fascismo cristão, é infantil. O Partido Libertário  recebeu  1,2 por cento dos votos nas últimas eleições presidenciais. Os Verdes,  0,26 por cento . O golpe mortal para a democracia não são aqueles que votam em partidos marginais, mas sim a apatia.

Oitenta milhões de eleitores elegíveis  não  votaram nas últimas eleições presidenciais, sem dúvida porque não esperavam que muita coisa mudasse nas suas vidas, quem quer que estivesse no poder. E eles provavelmente estavam certos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A causa raiz da nossa angústia política reside numa classe liberal que  coloca  o lucro corporativo e pessoal acima do bem comum. Os liberais  conspiraram , desde a presidência de Bill Clinton, para despojar o país da indústria transformadora e, com ela, dos empregos que sustentavam a classe trabalhadora. Têm sido parceiros na transformação das instituições democráticas em ferramentas para consolidar o poder e a riqueza das empresas e dos oligarcas dominantes.

Esqueceram-se da lição fundamental do fascismo. O fascismo é sempre filho bastardo do liberalismo falido. Isto foi verdade na Alemanha de Weimar. Foi verdade na Itália. Foi o que aconteceu na antiga Jugoslávia, com as suas facções étnicas em guerra. E é verdade nos Estados Unidos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E agora todos nós pagaremos. 

“O nosso tempo assemelha-se mais à década de 1930 do que à década de 1990”,  escreve Benjamin Carter Hett   na introdução do seu livro A Morte da Democracia: A Ascensão de Hitler ao Poder e a Queda da República de Weimar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os multimilionários e as corporações, cuja única obsessão é a maior acumulação de riqueza e poder, acomodar-se-ão aos fascistas cristãos, tal como os industriais alemães fizeram ao Partido Nazista.

Afinal, o fascismo é um falso populismo. É um mecanismo eficiente para abolir os sindicatos e usar o medo e a coerção, incluindo a violência, para impedir movimentos de massa rivais. Trump, de volta ao poder, exigirá que ele, a sua família e o seu círculo íntimo lucrem com o poder.

A classe bilionária e as corporações cobrirão ele e a sua corte bufônica de riqueza em troca da capacidade de explorar com impunidade e demolir as regulamentações e a supervisão governamentais. Os líderes fascistas, incluindo Trump, só sentem desprezo pelos seus seguidores. Eles compartilham essa característica com os titãs dos negócios.

Fomos avisados. As sementes do fascismo, tal como a emergência climática, surgiram há décadas. Os principais estudiosos do fascismo disseram-nos que, a menos que a sociedade americana travasse a sua queda para níveis cada vez maiores de desigualdade social e devolvesse o poder democrático a uma população traída, o fascismo iria metastatizar e consumir o Estado. A classe dominante, cega pela ganância, pelo desejo de poder e pela ignorância deliberada, ficou tão surda a estes avisos como o foi aos dos cientistas do clima.

Robert O. Paxton , que ensinou história europeia na Columbia Unhiversity,  escreveu em 2004  The Anatomy of Fascism . Ele explicou que “a linguagem e os símbolos do autêntico fascismo americano” teriam “pouco a ver com os modelos europeus originais. Teriam de ser familiares e tranquilizadores para os americanos leais, tal como a linguagem e os símbolos do fascismo original eram familiares e tranquilizadores para muitos italianos e alemães, como sugeriu Orwell.”

Os líderes fascistas sempre se apropriam da linguagem, dos símbolos e dos mitos nacionais e religiosos. O fascismo da Alemanha estava enraizado nas lendas teutônicas. O fascismo da Itália foi fundamentado no antigo Império Romano. O fascismo de Francisco Franco fundiu-se com a Igreja Católica. Os fascistas não procuram ser exóticos. Eles procuram ser familiares.

“Não há suásticas no fascismo americano, mas estrelas e listras (ou estrelas e barras) e cruzes cristãs”, escreve Paxton. “Nenhuma saudação fascista, mas recitações em massa do juramento de lealdade . Estes símbolos não contêm nenhum vestígio de fascismo em si mesmos, é claro, mas um fascismo americano os transformaria em testes decisivos obrigatórios para detectar o inimigo interno.”

Fritz Stern, um refugiado da Alemanha de Hitler e um importante estudioso do fascismo alemão,  alertou  um ano depois, em 2005, sobre o perigo iminente representado por um fascismo cristão quando foi  galardoado  com um prémio do Instituto Leo Baeck.

“Há vinte anos, escrevi um ensaio chamado 'Nacional Socialismo como Tentação', sobre o que induziu tantos alemães a abraçar o espectro aterrorizante”, disse Stern à sua audiência. “Havia muitas razões, mas no topo estava o próprio Adolf Hitler, um brilhante manipulador populista que insistiu e provavelmente acreditou que a Providência o tinha escolhido como salvador da Alemanha, um líder encarregado de executar uma missão divina.

Deus já tinha sido incluído na política nacional antes, mas o sucesso de Hitler na fusão do dogma racial com o cristianismo germânico foi um elemento imensamente poderoso nas suas campanhas eleitorais. Algumas pessoas reconheceram os perigos morais de misturar religião e política, mas muitas mais foram seduzidas por isso. Foi a transfiguração pseudo-religiosa da política que garantiu em grande parte o seu sucesso, nomeadamente nas áreas protestantes.”

Stern, que  escreveu  The Politics of Cultural Despair: A Study in the Rise of the Germanic Ideology e foi professor universitário emérito na Universidade de Columbia, dedicou a sua carreira a analisar como o fascismo alemão se tornou possível. Ele compreendeu intimamente, a partir de sua experiência de crescimento na Alemanha nazista e de seus estudos, como as democracias se desintegraram. Ele viu os sinais de alerta mortais. Ele conhecia a sedução que o fascismo exercia sobre os desprivilegiados. 

“Havia um anseio pelo fascismo na Europa antes mesmo de o nome ser inventado”,  disse-me ele  numa entrevista em 2005 para o The New York Times . “Havia um anseio por um novo autoritarismo com algum tipo de orientação religiosa e, acima de tudo, um maior pertencimento comunitário. Existem algumas semelhanças no clima de então e no de agora, embora também haja diferenças significativas.”

Stern, que  morreu  em 2016, disse que os movimentos fascistas foram fertilizados por desespero generalizado, sentimentos de exclusão, inutilidade, impotência e privação económica. Aqueles que se sentiam abandonados eram alvos fáceis para demagogos que vendiam pensamentos mágicos e que refinaram a arte da “manipulação em massa da opinião pública, muitas vezes misturada com mentiras e formas de intimidação”.

Noam Chomsky, numa  entrevista  que fiz com ele em 2010, também viu o caminho sinistro que estávamos percorrendo.

“É muito semelhante à antiga Alemanha de Weimar”, disse-me Chomsky quando lhe telefonei para o seu escritório em Cambridge, Massachusetts.

“Os paralelos são impressionantes. Houve também uma tremenda desilusão com o sistema parlamentar. O facto mais surpreendente sobre Weimar não foi o facto de os nazis terem conseguido destruir os sociais-democratas e os comunistas, mas sim o facto de os partidos tradicionais, os partidos Conservador e Liberal, terem sido odiados e desapareceram. Deixou um vácuo que os nazistas conseguiram ocupar de maneira muito inteligente e inteligente.”

Jeff Sharlet, que há duas décadas faz reportagens sobre a extrema-direita, defende o mesmo ponto sobre a face americanizada do fascismo no  seu livro  The Undertow: Scenes from a Slow Civil War.

Sharlet observa que “o projecto de purificação do velho fascismo também 'foi provado' demasiado extremo para ser prático para uma nação na qual a ascendência mais direitista pode lutar pela lealdade de um terço dos eleitores latinos.

Desta vez, a supremacia branca dá as boas-vindas a todos. Ou, pelo menos, um verniz suficiente de “tudo” para tranquilizar os seus adeptos mais tímidos de que os muros fronteiriços e as “proibições muçulmanas” e a “gripe kung” e o “crime negro” e a “teoria da substituição” de alguma forma não contribuem para a temida  r -palavra, que de qualquer forma hoje em dia, na nova imaginação autoritária, só acontece ao contrário, contra os brancos.

E como é que os fascistas definem o inimigo interno?

O inimigo interno, escreve Paxton, é acusado de tentar revogar “a Primeira Emenda, a separação entre Igreja e Estado (creches nos gramados, orações nas escolas), esforços para controlar a posse de armas, profanações da bandeira, minorias não assimiladas, licença artística, dissidência e comportamento incomum de todos os tipos que poderiam ser rotulados como anti-nacionais ou decadentes.”

Os movimentos fascistas derivam a sua justificação para a violência indiscriminada do sangue dos mártires. Ashli ​​Babbitt, que foi morta a tiros durante os protestos em 6 de janeiro, por um policial negro do Capitólio, é uma versão atualizada do primeiro santo mártir nazista,  Horst Wessel . Trump, julgado por fraude, está, aos olhos dos seus apoiantes, a ser martirizado pelos tribunais.

“É a primeira morte que contagia a todos com a sensação de estar ameaçado”,  escreve Elias Canetti  em Crowds and Power .

“É impossível superestimar o papel desempenhado pelo primeiro homem morto no início das guerras. Os governantes que querem desencadear a guerra sabem muito bem que devem procurar ou inventar uma primeira vítima. Não precisa ser ninguém de particular importância e pode até ser alguém bastante desconhecido. Nada importa exceto a sua morte; e deve-se acreditar que o inimigo é responsável por isso. Todas as causas possíveis de sua morte são suprimidas, exceto uma; sua pertença ao grupo ao qual pertence.”

Quando terminei dois anos de reportagem por todo o país em 2006 para o meu livro American Fascists: The Christian Right and the War on America ,  estava convencido de que o nacionalismo cristão era fascista e uma ameaça existencial à nossa democracia. A igreja liberal, em vez de chamar os fascistas cristãos de heréticos, abraçou tolamente o diálogo, dando aos fascistas cristãos uma legitimidade religiosa. Foi um erro desastroso.

Este fracasso, juntamente com a recusa da classe dominante em resolver a deslocação e as dificuldades financeiras dos trabalhadores e das suas famílias que afluíram às megaigrejas, garantiu a ascendência do nosso fascismo local. Ou reintegraríamos a classe trabalhadora na sociedade, o que significava empregos estáveis ​​e bem remunerados e o fim da exploração mercenária pelas corporações, escrevi então, ou continuaríamos no caminho do fascismo. Agora, aqui estamos.

“A direita cristã radical apela à exclusão, à crueldade e à intolerância em nome de Deus”, escrevi no capítulo final de American Fascists:

“Seus membros não cometem o mal pelo mal. Eles cometem o mal para fazer um mundo melhor. Para alcançar este mundo melhor, acreditam eles, alguns devem sofrer e ser silenciados, e no final dos tempos aqueles que se opõem a eles devem ser destruídos. O pior sofrimento da história humana foi perpetrado por aqueles que pregam tais grandes visões utópicas, aqueles que procuram implantar pela força a sua versão estreita e particular da bondade.” 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO