CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

383 artigos

blog

Esta fábula fala de ti

Quando choramos pelos que se vão (com toda justiça e direito) choramos por nós mesmos. Nós também morremos um pouco por cada um que se vai

(Foto: Reuters/Bruno Kelly)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diz o silogismo aristotélico-  Todo homem é  mortal. Sócrates é  homem , logo ele é  mortal. Primor de raciocínio  lógico dedutível,  mas que depende da verdade empírica da premissa maior- todos os homens são mortais. É  essa premissa empírica  a base de tudo. Todos somos mortais.  Ninguém  escapa da morte. Nem o espertinho do conto que se escondeu debaixo da cama para ludibriar  a morte. Essa certeza empírica  fala de todos nós.  Um dia, até  os mais longevos  vão desaparecer.  

Essa constatação  deveria nos levar a consideração  que cada um que morre leva consigo a inexorável  certeza do silogismo aristotélico.  Ela fala da comunidade humana em seu conjunto. Ela implica todos nós- jovens, adultos e velhos. Foi o filósofo Jacques Monod quem afirmou  certa vez ser a vida um acidente estatístico  diante  da idade do universo. Quase uma impossibilidade matemática. E a terceira lei da termodinâmica prevê  que tudo  se converterá  em energia indiferenciada. Não haverá  mais vida nem natureza.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A visão de que a visão humana é  o corolário da evolução  cósmica  é  religiosa, judaico-crista. Não somos o umbigo do universo,  nem o amo e senhor da criação. Somos uma ínfima parte do planeta, prestes a desaparecer. Quando um de nós  morre, leva consigo o destino solidário  da espécie.  E nós  que sobrevivemos, devíamos ter a humildade de entender o sentido  dessa incumbência.  Amanhã seremos nós,  os nossos filhos e netos.

 Nada faria melhor a nossa vã  vaidade  entender essa ligação  de todos os que vivem e os que morrem. Quando choramos  pelos que se vão  (com toda justiça  e direito)  choramos por nós  mesmos. Nós  também  morremos um pouco por cada um que se vaii!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO