CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Establishment quer Lula domesticado

"Se levar um calor para ganhar de Bolsonaro, Lula pode ter que levar seu discurso mais ao centro ainda", escreve Helena Chagas

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Carla Carniel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o 247 

Candidatos com 2% nas pesquisas não são alvo de ninguém, e daí a lógica de Simone Tebet - uma senadora articulada - ter, em tese, "ganhado" o debate Band-TVCultura. Pela mesma razão, Ciro Gomes (7%), talvez o mais experiente frequentador de debates da política brasileira nos últimos anos, também foi pouco atacado e saiu-se bem. Num quadro em que Lula lidera com 12 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (44% x 32%), segundo o IPEC, e ambos estão muito à frente dos demais, não parece haver possibilidade de qualquer mexida da chamada terceira via alterar o quadro da eleição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A boa performance de Tebet e Ciro no debate, e sua oscilação positiva nas pesquisas, porém, provocou uma inaudita onda de entusiasmo no establishment, inclusive em setores da mídia. É como se sua modesta ascensão, que teria que se multiplicar muitas vezes em quatro semanas, tivesse o potencial de mudar alguma coisa.

Na prática, o que os setores das elites e da mídia vêem é a possibilidade de um eventual crescimento de Ciro e/ou Tebet, ainda que pequeno, tirar de vez de Lula a possibilidade de vitória no primeiro turno - hoje possível por décimos de pontos na margem de erro, que dão dão qualquer segurança ao petista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas por que o establishment quer segundo turno? Porque não quer um Lula poderoso demais, com a força de uma vitória acachapante na primeira rodada, mais livre, leve e solto para governar. Claro, teve e terá que fazer concessões ao centro e à direita, mas se levar a taça em 2 de outubro, com o apoio maciço da sociedade, chegará mais forte ao Planalto.

Situação diferente será a de uma vitória em segundo turno, sempre mais sofrida, em que o candidato é obrigado a ampliar as alianças - inclusive e, sobretudo, com esses setores mais conservadores. Se levar um calor para ganhar de Bolsonaro, Lula pode ter que levar seu discurso mais ao centro ainda, fazendo concessões e adotando propostas de representantes do mercado e do empresariado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O establishment sabe que Lula vai acabar ganhando mesmo a eleição, mas prefere que seja num segundo turno, domesticado.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO