CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Regina de Aquino avatar

Regina de Aquino

Professora titular aposentada do DMAT-CCE-UFES

11 artigos

blog

Estados Unidos, o Senhor da Guerra

Todos que falam da sanha belicosa dos estadunidenses, se reportam a documentos que foram liberados e trazidos a público, fatos conhecidos e registrados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

por Regina Aquino

Os dados não enganam. Há muito documento que se pode acessar, há muito tempo muita gente fala disso. Mas, também, muita gente faz ouvido mouco, paga o preço da opressão, da submissão, do alinhamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos que falam da sanha belicosa dos estadunidenses, se reportam a documentos que foram liberados e trazidos a público, fatos conhecidos e registrados. O bem conhecido linguista, Noam Chomsky, relata em seu livro “Quem manda no mundo?” (Who rules the world?, Editora Planeta do Brasil, 2017) a ação do Estados Unidos em golpes de estado e conflitos em países do mundo todo, ao longo do século 20, e declara textualmente: “(...a classe política…) aceita como normal que os EUA sejam uma superpotência terrorista, imune às leis e normas civilizadas.”

Nesses últimos dias, várias pessoas apresentaram um levantamento das guerras provocadas por esse país norte-americano, e aquelas que estão em curso. O professor Mauro Iasi fez um levantamento detalhado num vídeo da TV Boitempolista, listando 240 intervenções militares estadunidenses, desde 1798, sem contar os conflitos das duas grandes guerras e salientou que somente 11 dessas intervenções foram autorizadas pelo Congresso local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nessas duas primeiras décadas do século 21 foram, pelo menos, 20 intervenções militares estadunidenses. A média dessas intervenções armadas no mundo, se mantém. Milhares foram mortos todos os dias, somente nessas últimas duas décadas, e ainda estão sendo mortos, “todos os dias”, por armas da indústria armamentista estadunidense, ou através dela, em conflitos e guerras apoiadas, promovidas ou impetradas por estadunidenses, gerando destruição de cidades, seus hospitais e escolas, casas de famílias, causando mortes e êxodo, milhões de refugiados.

A mídia ocidental não noticiou, não reclamou, nem fez capa de revista. E também não te fez chorar…

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vou retomar algumas dessas guerras.

Em Outubro de 2001, os Estados Unidos tendo o Reino Unido como aliado, invadiu o Afeganistão¹, sem autorização da ONU, que só validou essa ação em Dezembro de 2001. E ficaram lá por 20 anos, comercializando o ópio, matando, estuprando e rapinando o país. Saíram carregando as reservas monetárias desse país. E não cogitam devolver.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2003, o Estados Unidos atacou o Iraque², alegando que Saddam Hussein possuía “armas de destruição em massa”. Aqueles que discordaram, com fatos e provas, foram calados. O ataque foi feito sem a autorização da ONU, que não aprovou tal resolução naquele momento. Nenhuma sanção foi aplicada aos Estados Unidos, que foi responsável por 40 mil mortes e pela destruição imposta àquele país e seu povo. As armas, inexistentes, nunca foram encontradas e os poços de petróleo passaram a ser controlados pelos estadunidenses.

Em 2011, a Otan (leia-se Estados Unidos) atuou diretamente para a vitória de grupos rebeldes sobre o regime totalitário de Muammar Kadhafi. Apesar de proibido em Resolução da ONU, eles forneceram armas a esses grupos rebeldes. E ainda, executaram ataques diretos da OTAN às tropas e instalações civis e militares na Líbia3. Mercenários britânicos, franceses, árabes e da Europa Oriental, engrossaram as fileiras dos rebeldes, ( te lembra algo?). A mudança de regime em Trípoli visava a vigilância dos recursos africanos disputados com os BRICS. Os contratos com empresas brasileiras (Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Petrobras, principalmente), no valor total de 5 bilhões de dólares, não foram cumpridos, apesar das promessas em contrário. O país vive em guerra civil desde então, e o controle dos poços de petróleo está na mão dos “rebeldes da Otan”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esperava-se, também, controlar o fluxo de imigrantes provenientes do continente africano, fato que não ocorreu, já que a guerra civil desorganizou toda a estrutura civil que continha a saída de imigrantes do continente a partir desse país.

Nesse mesmo 2011, explode uma revolta na Síria4, que ganha o apoio de Obama, aplicando sanções ao país. Em 2013, armam rebeldes ( de novo!) e em 2014 entram na guerra, agora com as tropas da Otan. Foram 5,5 milhões de refugiados, e mais 6 milhões em deslocamento interno, um país destroçado e na miséria. Bashar al-Assad não é flor que se cheire. Nem Obama. A intenção, clara como o dia, era impedir que a Rússia tivesse acesso a portos no Mediterrâneo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda como resultado da “Primavera Árabe” em 2011, explode uma revolta no Iêmen5, que em 2015 ganha proporções assustadoras quando Arábia Saudita e aliados, apoiados pelos Estados Unidos, Reino Unido e França, entram no conflito, para impedir que o grupo étnico vencedor se tornasse ponto de apoio ao Irã. O resultado é um país destroçado, 22,5 milhões de pessoas necessitando de assistência humanitária e 3 milhões de refugiados.

Eu parei aqui. Quem tiver mais fôlego pode procurar na rede mundial. O material é farto. E, doloroso. Segundo os dados da ONU6, são 82,4 milhões de refugiados no mundo, fugindo de guerras, violência, perseguição e violações dos direitos humanos. Advinha que país está envolvido majoritariamente nos conflitos e guerras que provocam essa multidão de refugiados?

O jornalista Brian Mier, co-editor do Brazil Wire e comentarista no Brasil 247, nos contou há poucos dias, no programa Bom Dia da TV247, que 56% do PIB do Estados Unidos vem da sua indústria armamentista. Esse foi um dado impactante para mim! E eu, estarrecida, fiquei pensando cá com os meus botões. Um país que gera metade da sua riqueza nacional com a indústria armamentista, só pode produzir...GUERRA! E em seguida, toda otimista, pobre de mim!, vislumbro que desmanchar a hegemonia estadunidense pode ser um caminho seguro para a PAZ que tantos clamam.

Trocando em miúdos, a coisa é séria. De pouco adianta ser pacifista num mundo comandado por um país que tem metade de sua riqueza produzida pela indústria armamentista! Dei volta? É isso mesmo! Estamos correndo atrás do rabo... Sob apoio e comando do Império, e segundo Chomsky, o principal Estado terrorista do planeta.

Referências apresentadas:

[lista] https://youtu.be/xlx2_UhObaw
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_do_Afeganist%C3%A3o_pelos_Estados_Unidos
[2]https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/invasao-americana-no-iraque.htm
[3]https://www.enemvirtual.com.br/atualidades/conflito-libia/
[4]https://www.bol.uol.com.br/listas/guerra-da-siria-fatos-para-entender-o-conflito.htm
[5]https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46322964
[6]https://news.un.org/pt/story/2021/06/1754062

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO