CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Dimas Roque avatar

Dimas Roque

Jornalista

191 artigos

blog

Estamos vivendo a Era da Inversão da Verdade

Desvendando a Era da Inversão da Verdade: Separando Fato e Ficção

(Foto: Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No cenário atual, o Brasil se encontra imerso em um período preocupante, marcado pelo que podemos chamar de "a era da inversão da verdade". A disseminação de informações falsas, a deturpação de fatos e a manipulação da opinião pública têm se tornado rotineiras em determinados grupos sociais, distorcendo as verdades de tal forma que parecem concretas e inquestionáveis. Mas como exatamente podemos compreender essa inversão da verdade? 

É assombroso perceber até que ponto a manipulação permeia nossos dias, especialmente quando os autores dessa prática são expostos. Em vez de recuar, esses grupos sociais persistentemente alimentam o ciclo vicioso, criando incessantemente novas mentiras habilmente mascaradas como verdades irrefutáveis. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A propagação de desinformação, muitas vezes mascarada por uma roupagem aparentemente confiável, tem alimentado uma cultura de descrença e divisão. Políticos, líderes e até mesmo figuras públicas se apropriam dessa tática, lançando mão de informações deturpadas para solidificar suas agendas e prejudicar a sociedade como um todo. 

Exemplo atual é o caso do advogado Frederick Wassef que envolvido na recompra de um relógio que teria sido vendido nos Estados Unidos a mando do ex-presidente Bolsonaro. Pegos na mutreta e desmascarados, os envolvidos agora tentam convencer a todos de que o “presente” dado ao governo do Brasil era na “verdade” do inelegível. Esta informação é repercutida por seus seguidores que debocham da sociedade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A técnica perturbadora conhecida como engenharia social encontrou terreno fértil na sociedade brasileira. Com uma sedução habilidosa, ela nos enreda em um jogo perigoso, onde a verdade é ofuscada pela fantasia. Sob esse ponto de vista, o público é levado a questionar a própria realidade, enquanto uma realidade alternativa é habilmente construída diante de seus olhos. 

O impacto é devastador. Nossa confiança nas instituições, sistemas e, mais importante, nas pessoas, está sendo lentamente corroída. As bases da sociedade, que dependem de uma confiança mútua, estão sendo minadas por narrativas falsas, minuciosamente elaboradas para atender a objetivos individuais ou partidários. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Felizmente, todos nós temos à disposição uma ferramenta poderosa: a verificação de fatos. Ao investigar cuidadosamente as informações que nos são apresentadas e cruzar dados de fontes confiáveis, podemos desmantelar as redes de mentiras e proteger a integridade da verdade. É uma responsabilidade que não deve ser subestimada, pois a resistência à manipulação começa com cada um de nós comprometidos em buscar a verdade. 

É crucial nos questionarmos se já caímos nas armadilhas da mentira disfarçada de verdade. Nessa era de inversão, a busca incessante pela verdade se tornou uma jornada coletiva. Convido você a explorar os meandros dessa teia distorcida e a redescobrir a essência da verdade. Lembremos sempre que a verificação de fatos é nossa maior arma. Manter-se informado é crucial, mas mais importante ainda é ser verdadeiro consigo mesmo e com a sociedade que desejamos construir. Juntos, podemos romper as amarras da manipulação e trilhar um caminho mais esclarecido e autêntico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E você, já participou da manipulação de algum fato por motivos políticos da esquerda ou da direita ou para esconder algum fato? 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO