CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chris Hedges avatar

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

89 artigos

blog

Este é o caminho para o genocídio, senhoras e senhores

Washington e os governos europeus estão a apoiar a campanha genocida de Israel em Gaza

Genocídio em Gaza: hospitais se transformam em necrotérios (Foto: HispanTV)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estive em guerras urbanas em El Salvador, Iraque, Gaza, Bósnia e Kosovo. Depois de lutar rua por rua, prédio por prédio, só há uma regra: matar qualquer coisa que se mova. A conversa sobre zonas seguras, as garantias de proteção dos civis, as promessas de ataques aéreos “cirúrgicos” e “direcionados”, o estabelecimento de rotas de evacuação “seguras”, a explicação tola de que os civis mortos foram “apanhados no fogo cruzado”, a afirmação que as casas e edifícios de apartamentos reduzidos a escombros bombardeados eram a morada de terroristas ou que os foguetes errantes do Hamas foram responsáveis pela destruição de escolas e clínicas médicas, faz parte da cobertura retórica para levar a cabo massacres indiscriminados.

Gaza é uma área tão pequena – com 40 quilómetros de comprimento e cerca de 8 quilómetros de largura – e tão densamente povoada que o único resultado de um ataque terrestre e aéreo israelita é a morte em massa daqueles que o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, chama de “animais humanos” e o Primeiro-Ministro. O ministro Benjamin Netanyahu chama de “bestas humanas”. O membro israelita do Knesset, Tally Gotliv, sugeriu lançar “armas do Juízo Final” em Gaza, amplamente vistas como um apelo a um ataque nuclear. O presidente israelense, Isaac Herzog, rejeitou na sexta-feira os apelos para proteger os civis palestinos. “É uma nação inteira que é responsável… esta retórica sobre civis não conscientes, não envolvidos, não é absolutamente verdade”, disse Herzog. “Eles poderiam ter se levantado, poderiam ter lutado contra aquele regime maligno que tomou o controle de Gaza num golpe de Estado.” Ele acrescentou: “Vamos quebrar sua espinha dorsal”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A exigência de Israel de que 1,1 milhão de palestinos – quase metade da população de Gaza – evacuem o norte de Gaza, que se tornará uma zona de fogo livre, dentro de 24 horas, ignora o fato de que, dada a superlotação e as fronteiras fechadas, não há lugar para os deslocados irem. . O norte inclui a Cidade de Gaza, a parte mais densamente povoada da faixa, com 750 mil residentes. Inclui também o principal hospital de Gaza e os campos de refugiados de Jabalia e al-Shati.

Israel, ao empregar a sua máquina militar contra uma população ocupada que não possui unidades mecanizadas, força aérea, marinha, mísseis, artilharia pesada e comando e controlo, para não mencionar o compromisso dos EUA de fornecer um pacote de ajuda militar de 38 mil milhões de dólares para Israel, durante a próxima década, não exercerá “o direito de se defender”. Isto não é uma guerra. É a destruição de civis presos durante 16 anos no maior campo de concentração do mundo. Gaza está a ser arrasada, arrasada, destruída, reduzida a escombros. Centenas de milhares de moradores empobrecidos serão mortos, feridos ou desabrigados, sem comida, combustível, água e ajuda médica. Quase 600 crianças já morreram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras (UNRWA) foi forçada a fechar 14 centros de distribuição de alimentos, deixando meio milhão de pessoas sem ajuda alimentar. A única central eléctrica de Gaza ficou sem combustível. As Nações Unidas afirmam que 12 dos seus funcionários foram mortos por ataques aéreos israelitas, 21 das 22 instalações de saúde da UNRWA em Gaza foram danificadas e os hospitais carecem de medicamentos e suprimentos básicos.

Israel, tal como fez no passado, bloqueará a divulgação de reportagens e imagens independentes assim que cerca de 360 mil soldados lançarem um ataque terrestre. Cortou o serviço de Internet em Gaza no sábado. Os breves vislumbres das atrocidades israelitas que surgirem serão rejeitados pelos líderes israelitas como anomalias ou atribuídos ao Hamas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ocidente recusa-se a intervir, enquanto 2,3 milhões de pessoas, incluindo 1 milhão de crianças, são privadas de alimentos, combustível, electricidade e água, vêem as suas escolas e hospitais bombardeados e são massacradas e desalojadas por uma das máquinas militares mais avançadas do planeta. .

As imagens horríveis de israelitas abatidos a tiro pelo Hamas são a moeda da morte. Troca carnificina por carnificina, uma dança macabra que Israel iniciou com os massacres e a limpeza étnica que permitiram a criação do Estado judeu, seguida de décadas de expropriação e violência infligidas aos palestinianos. O exército israelita, antes do actual ataque, matou 7.779 palestinianos em Gaza desde 2000, incluindo 1.741 crianças e 572 mulheres, segundo o grupo israelita de direitos humanos B’Tselem. Este número não inclui os habitantes de Gaza que morreram por beberem água contaminada ou por terem sido negados acesso a tratamento médico. Também não inclui o número crescente de jovens de Gaza que, tendo perdido toda a esperança e lutando contra uma depressão profunda, cometeram suicídio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passei sete anos fazendo reportagens sobre o conflito, quatro deles como Chefe do Escritório do Oriente Médio do The New York Times. Fiquei diante dos corpos das vítimas israelitas dos ataques bombistas a autocarros em Jerusalém perpetrados por homens-bomba palestinianos. Vi filas de cadáveres, incluindo crianças, nos corredores do Hospital Dar Al-Shifa em Gaza City.

você. Observei soldados israelenses insultarem meninos pequenos que, em resposta, atiraram pedras e foram cruelmente baleados no campo de refugiados de Khan Younis. Eu me protegi das bombas lançadas pelos aviões de guerra israelenses. Escalei os escombros de casas e blocos de apartamentos palestinos demolidos ao longo da fronteira com o Egito. Entrevistei os sobreviventes ensanguentados e atordoados. Ouvi os lamentos esmagadores das mães lamentando os cadáveres de seus filhos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cheguei a Jerusalém em 1988. Israel estava ocupado a desacreditar e a marginalizar a liderança secular e aristocrática palestina de Faisel al-Husseini e a expulsar os administradores jordanianos da Cisjordânia ocupada. Esta liderança secular e moderada foi substituída pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e por Yasser Arafat. Mas Arafat, muito provavelmente envenenado por Israel, e a OLP também foram implacavelmente postos de lado por Israel. A OLP foi substituída pelo Hamas, que Israel promoveu abertamente como contrapeso à OLP.

A crescente selvageria de Israel contra os palestinianos reflecte-se na crescente selvageria dos palestinianos. Os grupos de resistência são os doppelgängers de Israel. Israel acredita que com a erradicação do Hamas os palestinos se tornarão dóceis. Mas a história mostra que quando um movimento de resistência palestiniano é destruído, outro mais virulento e radical toma o seu lugar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os assassinos se alimentam uns dos outros. Vi isso nas guerras étnicas na Bósnia. Quando a religião e o nacionalismo são usados para santificar o assassinato, não existem regras. É uma batalha entre a luz e as trevas, o bem e o mal, Deus e Satanás. O discurso racional é banido.

“O sono da razão”, como disse Francisco Goya, “produz monstros”.

Os extremistas judeus, os sionistas fanáticos e os fanáticos religiosos do actual governo israelita precisam do Hamas. A vingança é o motor psicológico da guerra. Aqueles que são alvo de abate tornam-se desumanos. Eles não são dignos de empatia ou justiça. A pena e a tristeza são sentidas exclusivamente pelos próprios. Israel promete erradicar uma massa desumanizada que encarna o mal absoluto. Os mutilados e os mortos em Gaza, e os mutilados e os mortos nas cidades e kibutzim israelitas, são vítimas das mesmas concupiscências obscuras.

“Da violência só nasce a violência”, escreve Primo Levi, “após uma ação pendular que, com o passar do tempo, em vez de morrer, torna-se mais frenética”.

A administração Biden prometeu apoio incondicional a Israel e envio de armas. O Grupo de Ataque de Porta-aviões USS Gerald R. Ford foi destacado para o leste do Mar Mediterrâneo para “dissuadir qualquer ator” que possa ampliar o conflito entre Israel e o Hamas. O grupo de porta-aviões inclui o porta-aviões da Marinha dos EUA USS Gerald R. Ford; seus oito esquadrões de aeronaves de ataque e apoio; o cruzador de mísseis guiados classe Ticonderoga USS Normandy; e os destróieres de mísseis guiados da classe Arleigh-Burke, USS Thomas Hudner, USS Ramage, USS Carney e USS Roosevelt, de acordo com um comunicado do Pentágono.

Os EUA, tal como no passado, ignoram as mortes e a destruição muito maiores, bem como a ocupação ilegal, infligidas por Israel aos palestinianos ou as campanhas militares periódicas – este é o quinto grande ataque militar de Israel a Gaza em 15 anos. – contra civis.

Israel afirma ter recuperado 1.500 corpos de combatentes do Hamas após a incursão. Este é um número superior às 1.300 vítimas israelenses. Quase todos os combatentes mortos do Hamas, suspeito, eram jovens nascidos dentro do campo de concentração de Gaza que nunca tinham visto o exterior da prisão ao ar livre até romperem as barreiras de segurança erguidas por Israel. Se os combatentes do Hamas possuíssem o arsenal tecnológico mortífero de Israel, seriam capazes de matar de forma mais eficiente. Mas eles não o fazem. As suas tácticas são versões mais cruas daquelas que Israel tem usado contra eles durante décadas.

Conheço esta doença, a exaltação da raça, da religião e da nação, a deificação do guerreiro, do mártir e da violência, a celebração da vitimização. Os guerreiros sagrados acreditam que só eles possuem virtude e coragem, enquanto seu inimigo é pérfido, covarde e mau. Eles acreditam que só eles têm o direito de se vingar. Dor por dor. Sangue por sangue. Terror por terror. Há uma simetria assustadora na loucura, no abandono do que significa ser humano e justo.

T.E. Lawrence chama esse ciclo de violência de “círculos de tristeza”.

Uma vez acesos, esses fogos podem facilmente se tornar uma conflagração.

Tanques e soldados israelitas, para impedir um ataque do Hezbollah em apoio aos palestinianos, foram enviados para a fronteira com o Líbano. As forças israelenses mataram combatentes do Hezbollah, bem como um jornalista da Reuters, que viu o Hezbollah disparar uma salva de foguetes em retaliação. O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, anunciou que distribuiria 10.000 espingardas de assalto aos colonos israelitas, que realizaram ataques assassinos em aldeias palestinas na Cisjordânia. Israel matou pelo menos 51 palestinos na Cisjordânia ocupada desde que o Hamas lançou o seu ataque em 7 de outubro.

Ps

O icologista Rollo May escreve:

No início de cada guerra…transformamos apressadamente o nosso inimigo na imagem do demoníaco; e então, uma vez que é contra o diabo que estamos a lutar, podemos passar para uma posição de guerra sem nos colocarmos todas as questões problemáticas e espirituais que a guerra suscita. Já não temos de encarar a constatação de que aqueles que matamos são pessoas como nós.

Os assassinatos e a tortura, por mais que sofram, contaminam os perpetradores e a sociedade que tolera as suas ações. Eles separam os inquisidores e assassinos profissionais da capacidade de sentir. Eles alimentam o instinto de morte. Eles ampliam o dano moral da guerra.

Israel ensinou os palestinos a comunicar no uivo primitivo do ódio, da guerra, da morte e da aniquilação. Mas não é o ataque de Israel a Gaza que mais temo. É a cumplicidade de uma comunidade internacional que licencia o massacre genocida de Israel e acelera um ciclo de violência que poderá não ser capaz de controlar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO