CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Dimas Roque avatar

Dimas Roque

Jornalista

191 artigos

blog

Eu e meu velho All Star

Quando você é pobre sabe que em algum momento essa sua condição lhe é esfregada na cara. Muitas vezes diariamente, por você se sentir a pessoa mais pobre do planeta, o que em si já é um sentimento de humilhação existe primeiro dentro de você

Eu e meu velho All Star (Foto: Dir.: ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando você é pobre sabe que em algum momento essa sua condição lhe é esfregada na cara. Muitas vezes diariamente, por você se sentir a pessoa mais pobre do planeta, o que em si já é um sentimento de humilhação existe primeiro dentro de você. E não adianta, isto lhe persegue por um bom tempo da sua existência. E só há um remédio para isto, é você assumir a sua condição social. Só assim haverá a sua liberdade interior.

Na minha juventude eu tinha duas amigas inseparáveis, Neide e Neidinha. Éramos tão próximos que mesmo eu já tendo casado, elas viviam me buscando em casa ou eu a elas para batermos perna, como se fala aqui no interior da Bahia, quando não tendo nada para fazer, inventávamos algo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Naquele final de semana de um ano já distante, elas me convidaram para irmos a um casamento em um dia de sábado. E eu claro, mesmo não conhecendo os noivos, topei a empreitada. Um verdadeiro penetra.

Se era um casamento eu teria que deixar meu chinelo "lap, lap" de couro. Teria que colocar um sapato. Foi quando lembrei que só tinha um All Star. Velho tênis surrado que eu usava dia sim, dia sim. Usar este tipo de calçado é antes de tudo um estilo. No meu caso, além do "estilo" era o único que possuía. Eu acreditava nisto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas lembrei que eu tinha, também, um sapato bege. Que esquecido pelo tempo só o descobri naquela data. Casamento pede algo mais social. Deixei meu tênis no canto e lá fui eu naquele final de tarde a Igreja de São Francisco de Assis, padroeiro da minha cidade. Desci pé as ruas e já perto de chegar meus pés doíam. Pediam o velho tênis.

De longe vi as meninas em frente da igreja me esperando. Ao me aproximar as duas estavam sorrindo e cochichando entre elas. Lá me veio novamente aquele sentimento de pobre: elas com certeza estavam falando de mim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao chegar junto delas, minhas amigas, ouvi uma dizer a outra com o sorriso estampa no rosto, "ele não veio com o Al Star". Caíram na risada.

Naquele momento eu senti que ser pobre é algo perceptível pelas outras pessoas. Mesmo seus melhores amigos podem lhe julgar pela aparência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para que outro momento constrangedor como esse não aconteça, agora eu tenho dois pares e quando quero mudar, pego sapatos emprestados dos meus filhos.

Ser pobre é uma merda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO