CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Clemilton Saraiva avatar

Clemilton Saraiva

Diretor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações - Sinttel-DF

8 artigos

blog

Eu, você e nós: os porcos espinhos modernos

Eu, você e nós, haveremos de refletir sobre os espinhos que carregamos em nossos corpos, espinhos que não furam, mas perturbam, sangram e dificultam o entendimento humano e existencial nesse vale de depuração e superação sobrenatural que habitamos temporariamente

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há uma fábula bem antiga que dá conta de uma convocação geral para uma reunião entre os bichos da floresta para resolverem um fato que desafiava a todos e que colocava a vida de cada em iminente risco de vida frente a noites muitos frias do inverno que se aproximava.

A pauta de discussão era a sobrevivência de todos, pois a manutenção da vida de cada um residia em dormirem juntos e coladinhos para que as junções do calor dos seus corpos aquecessem uns aos outros e os prevenissem das longas noites geladas que teriam que enfrentarem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante do chamado os bichos atenderam a convocação e aceitaram dormir a primeira noite fria de inverno bem juntinhos. Ao acordarem pela manhã os que dormiram do lado dos porcos espinhos, notaram que estavam sangrando e cravados de espinhos. Porém notaram que apesar de tudo estavam vivos e que os machucados tinham cura e que a vida era o que importava.

A noite seguinte se aproximava e já desvelava, novamente, mais uma cena noturna de frio extremamente cortante e que poderia levar a morte. Porém, alguns bichos mais "espertos" fizeram uma reunião paralela, antes do anoitecer, e em separados, excluíram os porcos espinhos da rodinha da sobrevivência, entendiam que eles não seriam adequados na junção de calor nas próximas noites frias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante daquele oportunismo individualista, de alguns, parte dos bichos se rebelaram e foram contra aquele encaminhamento, afinal não haviam justificativas para deixarem de fora os porcos espinhos que com suas temperaturas aqueceram a todos na noite anterior.

Naquele momento os inconformados com aquela situação propuseram a realização de um sorteio de forma que todos os sorteados, noite após noites, deveriam encontrar a melhor forma de dormirem juntos com os porquinhos para que eles tivessem as suas vidas e dos demais preservadas e protegidas das intensas noites de geladas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse dilema humano, nos faz refletir e nos remete aos dias atuais, pois estamos vivendo uma tragédia que assola o mundo moderno, o individualismo, fato que tem nos desafiado a fazer escolhas que tem levado as pessoas, duvidosamente, a só querer se relacionarem com os "perfeitos" ou os que reforcem a suas maneiras de ver e viverem o mundo.

Talvez, uma das saídas para este caos, seja a humanidade reaprender a conviver e a valorizar as diferenças que somam, superam, transformam e que possibilitará perceber que tudo é possível quando se ver o outro como semelhantes em suas infinitas diversidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu, você e nós, haveremos de refletir sobre os espinhos que carregamos em nossos corpos, espinhos que não furam, mas perturbam, sangram e dificultam o entendimento humano e existencial nesse vale de depuração e superação sobrenatural que habitamos temporariamente.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO