Euforia científica

Na medida em que as campanhas eleitorais estão cada vez mais profissionalizadas, o candidato que desconsidera as pesquisas poderá ser tragado pelos adversários que procuram perquirir a partir do que elas revelam

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Pensador pré-socrático, Heráclito de Éfeso é considerado o precursor do pensamento dialético. Para ele, o mundo é algo dinâmico, em constante transformação e impulsionado pela força dos contrários. Tendo como base o pensamento do pai da chamada escola mobilista, devemos ficar atento ao quadro que aos poucos vem se avizinhando, no que tange as pesquisas eleitorais.

 Se as urnas não resolverem aprontar peripécias como os deuses gregos costumavam fazer com seus devotos e as pesquisas estiverem demonstrando a radiografia do momento, o quadro eleitoral na região metropolitana, sertão e agreste, isso pelo fato de que a zona da mata sempre foi preterida, vez que, nunca aparece pesquisa para lá, aos poucos vamos tendo um desenho mais real de como poderá vir a ser no dia 15 de novembro. 

Nunca é demais lembrar que sendo a sociedade mutante, as pesquisas eleitorais seguem a mesma linha. Elas  servem de balizamento, além de ajudar ao que se entende por previsibilidade das urnas. Mesmo assim, vale salientar à máxima que atribuem ao ex-candidato a governador de Pernambuco, o Senhor João Cleofas de Oliveira que “a desilusão das urnas é pior que a desilusão amorosa”. Portanto, as pesquisas não são infalíveis, mas quando feitas de maneira responsável, é possível apontar o cenário com relação ao desempenho dos candidatos. 

 Na medida em que as campanhas eleitorais estão cada vez mais profissionalizadas, o candidato que desconsidera as pesquisas poderá ser tragado pelos adversários que procuram perquirir a partir do que elas revelam.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247