CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cynara Menezes avatar

Cynara Menezes

Baiana de Ipiaú, formou-se em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e já percorreu as redações de vários veículos de imprensa, como Jornal da Bahia, Jornal de Brasília, Folha de S.Paulo, Estadão, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip, Carta Capital e Caros Amigos. Editora do site Socialista Morena. Autora dos livros Zen Socialismo, O Que É Ser Arquiteto e O Que É Ser Geógrafo

87 artigos

blog

Ex-BBB Bial “não reconhece” feminismo de esquerda. E macho precisa reconhecer?

"O feminismo não está sujeito à tutela dos homens. Ele será marxista, leninista, beauvoirista, butlerista... Quem decide isso somos nós", escreve a jornalista Cynara Menezes a respeito do apresentador Pedro Bial, que recentemente disparou ataques contra a cineasta Petra Costa, diretora de 'Democracia em Vertigem', sobre o golpe contra Dilma Rousseff

Pedro Bial e Petra Costa (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cynara Menezes, do Jornalistas pela Democracia - Em entrevista à rádio Gaúcha, o ex-apresentador do BBB Pedro Bial não só atacou a cineasta Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem, a quem chamou de “menina” e cujo documentário indicado ao Oscar, tachou de “uma ficção alucinante”. Bial afirmou “não reconhecer” o feminismo “marxista”. “O feminismo no Brasil virou algo, em sua maioria, marxista. Eu não reconheço como feminismo”, disse.

Só no Brasil de Jair Bolsonaro que um homem pode achar que o feminismo, seja ele marxista, de direita, de centro, negro, branco ou o que for, precisa de reconhecimento de macho. E ainda ter a pachorra de defender isso publicamente. Que coisa ridícula é essa? Feminismo é um movimento de emancipação das mulheres. Pertence às mulheres. Homens não têm que aceitar ou rejeitar feminismo algum.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Não existe feminismo "reconhecido" por homens. Bial se comporta como o sinhozinho pseudoliberal que deixa a mulher usar minissaia, desde que ele estabeleça o comprimento. "Saia curta assim eu não reconheço! Decote até o umbigo eu não reconheço!"

O que Bial quer? Que peçamos licença aos homens para escolher a vertente de feminismo que quisermos seguir? E que raios o apresentador quer dizer com “feminismo marxista”? Seria um feminismo que prega que as mulheres devem ganhar um salário igual ao dos homens, em vez de 79,5%, mesmo ocupando a mesma função? É isso que preocupa um dos maiores salários da tevê brasileira?

Não existe feminismo “reconhecido” por homens. O feminismo surgiu justamente para desafiar homens como Pedro Bial, que se comporta como um sinhozinho pseudoliberal que deixa a mulher usar minissaia, desde que ele estabeleça o comprimento. “Saia curta assim eu não reconheço! Decote até o umbigo eu não reconheço!”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Manuela✔@ManuelaDavilaPedro Bial diz que não reconhece o feminismo marxista. Eu diria, parafraseando Gloria Steinem, que nós precisamos tanto do reconhecimento dele quanto os peixes precisam de bicicletas.
23,3 mil18:19 - 3 de fev de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads

3.915 pessoas estão falando sobre isso

O machismo do ex-BBB e a carapuça que veste, por ser parte ativa da elite branca e da mídia que coordenou o golpe contra Dilma, ficam claros em seu ataque de pelanca ao filme de Petra. “É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e Lula é incrível”, atacou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
A juventude, desde que não seja para casar com eles, parece incomodar tanto o apresentador quanto o presidente. Ambos, Bial e Bolsonaro, recorreram à idade para atacar gente que pensa diferente. Petra virou a “menina”, Greta virou a “pirralha”. Homens brancos hetero de meia idade são tão óbvios!

Por que “menina”? Petra tem 36 anos, é apenas três anos mais nova do que a atual mulher de Bial, Maria Prata, que tem 39 –ele tem 61. A juventude, desde que não seja para casar com eles, parece incomodar tanto o apresentador quanto o presidente da República, que tem 65 e é casado com Michelle, de 37. Ambos, Bial e Bolsonaro, recorreram à idade para atacar gente que pensa diferente. Petra virou a “menina que quer agradar a mamãe” para Bial, Greta Thunberg virou a “pirralha” para Bolsonaro. Homens brancos hetero de meia idade são tão óbvios!

O que perturba o jornalista e o capitão em Greta e em Petra é a mesma coisa: alguém com lugar de fala denuncia ao mundo o desastre que se tornou o Brasil desde que arrancaram o PT do poder. Desastre ambiental, de direitos humanos, político. E ainda por cima são duas jovens mulheres que estão fazendo isso. Na cabeça do macho branco, é muito desaforo. Daí a atitude de Bial e Bolsonaro de tentar reduzi-las intelectualmente. Será que, na intimidade, fazem isso com suas próprias mulheres?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Queiram ou não os Bolsonaro e Bial da vida, a mulher ganhou voz e protagonismo. Não está mais sujeita à tutela dos pais, dos irmãos, dos maridos. O feminismo não está sujeito à tutela dos homens. Ele será marxista, leninista, beauvoirista, butlerista… Quem decide isso somos nós, mulheres. Seu não-reconhecimento, Bial, não serve para nada a não ser para mostrar que você é só um machistinha com recalque da menina que foi indicada ao Oscar, enquanto você, como jornalista, é o “eterno apresentador do Big Brother”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO