CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Manuel Domingos Neto avatar

Manuel Domingos Neto

Historiador, professor, pesquisador na área das Forças Armadas. Foi deputado federal pelo Piauí

69 artigos

blog

Expectativa de paz

Presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) mais tropas russas em solo ucraniano ao fundo (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Hoje, inicio a tentativa de oferecer elementos para a compreensão do jogo guerreiro que sobressalta a humanidade. Coordeno o seminário GUERRA E MUDANÇA DA ORDEM INTERNACIONAL.

Desenvolvo esta iniciativa a partir do GABINETE DE LEITURA, espaço cultural que organizo no antigo escritório comercial de meu avô, em Parnaíba. Luto para restaurar o prédio de dois andares, situado em área tombada como patrimônio histórico nacional. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trata-se de um edifício construído entre as duas guerras mundiais, período em que a cidade tornou-se um dos principais empórios comerciais do Nordeste brasileiro. Guerras são assim: destroem vidas e bens em alguns espaços enquanto propiciam o desenvolvimento de outros. 

Alguns tratam o processo em curso como “marcha da insensatez”, expressão pouco elucidativa. Racionalidade e altruísmo não desaparecem nas carnificinas, ao contrário, são mobilizados ao extremo para conter o “impulso cego” da força (Clausewitz) intensivamente exemplificado na história. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dizem que a Rússia se preparou para invadir a Ucrânia. Sem dúvida, mas melhor seria dizer que os grandes atores do drama se prepararam. Agiram mirando permanentemente o poder mundial. 

Começaremos o seminário refletindo sobre o que designamos “guerra”, o mais hediondo e corriqueiro fenômeno experimentado pela humanidade. Apresentarei um resumo do que já publiquei a respeito e receberei os comentários de João Roberto Martins Filho e Héctor Saint-Pierre. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A reflexão prosseguirá com as intervenções de Gilberto Maringoni e Roberto Amaral sobre o ordenamento internacional e o posicionamento brasileiro, tópicos que serão debatidos por Luiz Eduardo Soares, Mônica Dias Martins, Eduardo Costa Pinto e Francisco Carlos Teixeira.

Serão conhecidas as opiniões de dois coronéis da reserva do Exército brasileiro, Heraldo Makrakis e Marcelo Pimentel Jorge de Sousa sobre a guerra moderna. Acho que estes homens não receberam estrelas de general porque têm preparo acima da média e apurado sentido de responsabilidade profissional. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A hegemonia internacional, os esquemas de força estabelecidos e a luta pela paz após a Segunda Guerra serão temas abordados por Marcio Porchman, Francisco Carlos Teixeira e Socorro Gomes, que terão como comentaristas Sérgio Aguilar, Luiz Martins de Melo, Luís Fernandes, José Reinaldo de Carvalho, Suzeley Kalil e Luís Gustavo Guerreiro.

O desmonte da URSS e o soerguimento da Rússia serão analisados por Diego Pautasso, Roberto Amaral e Ronald Freitas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As guerras pelo petróleo, a ascensão chinesa e o avanço do conservadorismo, aspectos fundamentais das últimas décadas, serão analisados por Lejeune Mirhan e Eduardo Costa Pinto, tendo como comentaristas Luiz Martins de Melo, Diego Pautasso, José Reinaldo Carvalho, José Luís Del Roio, Jeferson Miola, Eduardo Heleno e Luiz Eduardo Soares.

Impossível captar o que se passa sem ter em conta a chamada “guerra híbrida” e as “revoluções coloridas”, temas que serão expostos por Piero Leirner e debatidos por Marcelo Pimentel e Héctor Saint-Pierre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A abordagem sobre a intervenção russa na Ucrânia, as sanções econômicas como arma de guerra e os impactos da contenda sobre a economia mundial será desenvolvida por João Quartim de Moraes, Vitor de Athayde Couto e Gilberto Maringoni. Os comentários ficarão por conta de Marcos Del Roio, Eduardo Costa Pinto, José Luiz Del Roio, Luiz Martins de Melo e Lejeune Mirhan.

A informação/desinformação integra desde sempre os processos guerreiros. Na atualidade, a expressão “guerra de narrativas” tem servido para designar essa prática imemorial. Ângela Carrato abordará a cobertura de mídia, acompanhada por Cristina Serra e Altamiro Borges.

As repercussões da guerra na América Latina, a postura do governo brasileiro e o posicionamento da esquerda serão examinados por Ana Penido, Eliézer Rizzo de Oliveira e José Genoino. O debate será alimentado por Suzeley Kalil, Juliane Furno, Adriana Marques, Roberto Amaral e Renato Rabelo.

O velho escritório de meu avô, edificado entre guerras, estreia como espaço cultural na expectativa da paz.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO