CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Clarissa De Franco avatar

Clarissa De Franco

Psicóloga, doutora em Ciências da Religião, com pós-doutorado em Estudos de Gênero. Profa. Titular da Universidade Metodista de São Paulo

12 artigos

blog

Exu na avenida: peito aberto para redenção social

Redimir é peito preto aberto nessa avenida de brancos. Obrigada, Exu. Obrigada, Grande Rio, pela possibilidade de sentir junto

(Foto: Reprodução (TV Globo))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todos os anos, nosso calendário gregoriano, inspirado em elementos do catolicismo de Roma, possibilita a uma parcela da humanidade a narrativa da redenção. O Carnaval – a festa da carne – é seguida pela Páscoa, uma data que inspira o renascer, o redimir e o libertar-se do pós pé na jaca.

2022 foi um dos anos atípicos recentes impactados pela pandemia. A inversão das datas festivas – inofensiva para algumas pessoas – trouxe uma bagunça simbólica, já que nem a Páscoa pôde nos salvar dos pecados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse cenário peculiar de narrativas confusas, temos a vitória da Grande Rio com Exu na avenida, encarnado por um preto maravilhoso cheio de adornos, que come, bebe, bate no peito e se abre com orgulho e com olhos de fogo.

Ah... esse Deus, a quem chamam de Diabo, poderoso na Sapucaí, abrindo caminhos, desfazendo preconceitos, ensinando que religião também conta história de povo oprimido, dos escravizados que acharam formas de criar, colorir, sorrir, transformar, servir, em meio à crueldade que lhes foi apresentada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Caboclo, andarilho, mensageiro. 

Meu povo firma ponto no terreiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A voz de Palmares, Zumbi Àgbá”

Grito de força, de quem conhece os próprios passos, de quem faz da dor muito samba, de quem sabe que tem mérito para se erguer diante de milhares de olhos atentos e sedentos por sentir e viver a emoção que emana dele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Sou Capa Preta, Tiriri

Sou Tranca Rua, amei o Sol

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amei a Lua, Marabô, Alafiá.

Eu sou do carteado e da quebrada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sou do fogo e gargalhada, ê Mojubá”

É com essa gente preta, que celebramos a democracia. É mesmo grande o rio da vida. Dessa vez, a redenção da Páscoa teve que ceder lugar a uma forma ainda mais poderosa de redenção: o sentir junto, silenciando momentaneamente o abismo que as injustiças sociais provocam, que só quer fazer separar e cindir. Redimir é peito preto aberto nessa avenida de brancos.  Obrigada, Exu. Obrigada, Grande Rio, pela possibilidade de sentir junto.

“Adakê Exu, Exu, ê Mojubá
Ê Bará ô, Elegbara
Lá na encruza, a esperança acendeu
Sou Grande Rio, Grande Rio sou eu”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO