CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

921 artigos

blog

Farda de Cid é ameaça do Exército

'Se Cid adotou ações golpistas e o Exército está dizendo que ele representa a Força Militar, o mesmo Exército está fazendo uma ameaça', diz Eduardo Guimarães

Mauro Cid presta depoimento à CPMI dos Atos Golpistas (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado )
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há cerca de duas semanas (27/6), o Exército determinou que coronel de Artilharia Jean Lawand não fosse fardado à CPI dos Atos Golpistas. O motivo, segundo assessores do comandante Tomás Vieira Paiva, é que as ações do coronel "não representam" o Exército. 

Já na manhã desta terça-feira (11/7), o Exército divulgou uma nota dizendo que orientou o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, a comparecer fardado à CPMI que investiga a invasão às sedes dos Três Poderes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jean Lawand e Mauro Cid estão juntos em um processo golpista. A Polícia Federal encontrou no celular do o tenente-coronel Mauro Cid mensagens do coronel Lawand defendendo um golpe militar para evitar a posse do presidente Lula.

Lawand chegou a dizer que o ex-presidente não poderia "recuar agora" e afirmou que as divisões mais baixas do Exército estavam ao lado de Bolsonaro, indicando um apoio a uma intervenção militar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mauro Cid fez tudo que Lawand fez. Na verdade, fez muito mais e é, inclusive, peça central na tentativa de golpe de 8 de  janeiro. Por isso está sentado lá na CPI do Golpe recitando o mantra de que, "com todo respeito", não vai responder a nada do que lhe for perguntado. 

Mas isso não é o pior. O uso da farda por Cid é cheio de simbolismo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o Exército não permitiu que Lawand usasse a farda por suas atitudes não representarem o pensamento da instituição, ao permitir a um o que negou ao outro, essa mesma instituição está assinando embaixo de tudo o que ele fez. 

E o que ele fez? Está envolvido no contrabando de joias por Bolsonaro, está envolvido na falsificação de carteiras de vacinação, está envolvido no caso que tornou Bolsonaro inelegível", entre muito mais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O  pior, porém, é que não denunciou tentativa de golpe a qual ficou sabendo que ocorreria. 

Mauro Cid tem muito mais culpa no cartório do que Lawand, pois está certamente envolvido em tudo o que Bolsonaro fez. E se o Exército autoriza que ele use a farda, tendo negado esse uso a Lawand por não representá-lo, então está dizendo que ações de Cid representam o Exército brasileiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em consequência: se Cid adotou ações golpistas e o Exército está dizendo que ele representa a Força Militar terrestre do País, o mesmo Exército está simplesmente fazendo uma ameaça clara à sociedade brasileira e aos Poderes constituídos.

Certo?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO