CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Feder na educação paulista

Renato Feder (à esq.) e Tarcísio de Freitas (Foto: Flávio Florido/Seduc-SP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Educação é algo que acontece dentro do indivíduo. Os mecanismos pelos quais conseguimos aprender são ainda objeto de muita investigação, o que leva a estratégias e métodos bem distintos para promover a melhor relação ensino-aprendizagem. O sistema educacional como um todo é constantemente alterado visando uma adequação a novas teorias, mas também a políticas que nem sempre seguem a lógica do conhecimento, atendo-se a interesses econômicos ou outros alheios à escola.

Aprender é libertador. Aprende-se por imitação e repetição. Acompanhar exemplos e modelos que dão certo é uma boa prática, que não está sendo seguida em terras paulistas. No mais, vemos que há distinção entre o que se recomenda para a educação pública, com restrições a ferramentas e instrumentos de aprendizagem, e aquilo que é fartamente colocado à disposição da escola privada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Feder na educação paulista ia cheirar mal, já sabíamos disso pelo exemplo do estado vizinho. A queima virtual e real dos livros didáticos é uma faceta aprimorada e atualizada da prática nazifascista de quase um século atrás. Porém, não adianta argumentar com o governador fluminense e mostrar exemplos do que acontece mundo afora, em que o livro impresso é a melhor ferramenta educacional, especialmente nos anos de formação básica, coincidentes com a adolescência.

Apoio integralmente a defesa intransigente do livro, especialmente o didático. Note-se que a estapafúrdia medida não é a substituição de livros impressos por digitais, mas sim sua abolição, remendada agora com a possibilidade de “impressão dos slides”. Há que se considerar também a proximidade do secretário com empresas de tecnologia digital que mantêm contrato com o governo. Infelizmente, os apelos para um mínimo de racionalidade não serão ouvidos, dada a brutalidade com que as questões que envolvem gente estão sendo conduzidas aqui.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO