CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

253 artigos

blog

Filme devassa o contexto da Vaza Jato

A partir da Vaza Jato, "Amigo Secreto" faz ampla contextualização da grande farsa construída no Brasil entre 2017 e 2021. Um novo Processo, agora como catarse

Jornalista Leandro Demori (Foto: Reprodução/filme 'Amigo Secreto')
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O lançamento de Amigo Secreto foi antecipado pela informação de que era "o filme da Vaza Jato". Isso é apenas uma meia verdade. Maria Augusta Ramos de fato elegeu a observação dos trabalhos de quatro jornalistas como eixo ao qual sua narrativa retorna com frequência. Mas o documentário é bem mais uma contextualização do momento político brasileiro entre 2017 e 2021 do que propriamente uma abordagem in profundis da revelação dos podres da Lava Jato.
Leandro Demori, do The Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, da sucursal brasileira de El País (hoje extinta) são vistos analisando materiais vazados das conversas entre procuradores e o então juiz Sergio Moro no Grupo Amigo Secreto, assim como colhendo depoimentos que lhes ajudam a destrinchar a complexidade do assunto. No que diz respeito ao trabalho jornalístico, Amigo Secreto traz considerações de primeira linha. Estamos falando, claro, de jornalismo de verdade, como o dos veículos citados. Mesmo para eles, vale o exame de consciência sobre a terceirização das investigações jornalísticas que vigorou no tempo da Lava Jato, quando os jornais limitavam-se a publicar as informações recebidas do Ministério Público, sem proceder a qualquer checagem de suas fontes, métodos de obtenção e veracidade.

Ao redor dessa aproximação com os jornalistas, Maria Augusta traça um amplo painel dos acontecimentos precipitados pela Vaza Jato. Do interrogatório de Lula por Moro em 2017 à sentença do STF pela suspeição e incompetência deste último em 2021, revisitamos os principais pontos de inflexão da história. Moro é questionado no Congresso; a notícia falsa do roubo do crucifixo do Aleijadinho é desmascarada; Lula dá respostas emocionadas em sua primeira entrevista na prisão e é libertado após o julgamento pelo STF da prisão em segunda instância; Bolsonaro esbraveja na célebre reunião ministerial do "passar a boiada"; os bolsonaristas agridem o Judiciário como resposta à imposição do estado de direito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De certa forma, a diretora faz um novo O Processo, agora com espectro mais aberto e um certo sentido de catarse. Ainda que conclua de maneira similar àquele outro filme, com as nuvens negras sobre a Amazônia e o país, o processo aqui é não de deposição, mas de reposição de uma moral jurídica e de uma ética jornalística.

Mais que pelos fatos recopilados, Amigo Secreto se eleva pelo teor das ponderações ouvidas pelos jornalistas. O advogado Cristiano Zanin fala sobre o cenário fictício construído em torno das denúncias de Deltan Dallagnol. José Maria Rangel recorda os primeiros alertas da Federação Única dos Petroleiros a respeito da destruição da Petrobras. Fábio Tofic Simantob, advogado do Grupo Prerrogativas, faz uma análise antropológica da corrupção na Petrobras e aponta a indústria de delações premiadas criada pela Lava Jato. Nesse quesito, um dos mais fortes testemunhos já vistos sobre o caso é o de Alexandrino de Alencar, ex-executivo da Odebrecht, que esteve preso e percebeu claramente nos procuradores a intenção de criminalizar Lula enquanto desconsideravam referências a figuras como Aécio Neves. Esse depoimento já ganhou destaque na imprensa antes mesmo da estreia do filme.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Lava Jato confundiu administradores com empresas, afirma o advogado Walfrido Warde. O Judiciário usou o valor de sua imagem para fazer guerra política, garante Carol Proner. A corrupção assola no governo Bolsonaro e a democracia se degenera à margem da Constituição, diagnostica Pedro Serrano. A colaboração ilegal do FBI à Lava Jato com a cláusula de repartição de multas propiciou a criação de um mercado internacional do combate à corrupção, esclarece a jornalista Natália Vianna, que investigou o assunto. 

Nenhuma dessas apreciações, porém, contribui tanto para a desconstrução da Lava Jato quanto a simples contraposição de Ricardo Lewandowski a Roberto Barroso durante o julgamento da suspeição de Moro. Lewandowski contestava os argumentos lavajatistas de Barroso com os números do prejuízo causado ao país pela operação. Era o STF abraçando as incontestáveis exposições da Vaza Jato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais uma vez, Maria Augusta reúne um dossiê perspicaz que se torna revelador não tanto por descobertas bombásticas, mas pela forma como escolhe e organiza sua coleta e sua observação. A câmera sempre sóbria, as imagens bem compostas, o som preciosamente captado – tudo sugere uma segurança que se transmite da forma para o conteúdo. Seus filmes atuam como instrumentos imperturbáveis de percepção histórica agindo no presente e formando sínteses para o futuro. 

Ao fim de Amigo Secreto, ficamos não só com o incontornavelmente vergonhoso papel vivido pelo Ministério Público, o juiz Moro e a imprensa teleguiada. Levamos também a convicção de que a Lava Jato estará sempre associada a um período de horror em nosso país, no qual a pandemia e o governo atual se confundem sob a fumaça negra que emana da floresta e da consciência das cidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em relação direta com a Vaza Jato, só ficou faltando mencionar o grande responsável por essa reviravolta histórica: o hacker Walter Delgatti, a quem o Brasil deve muito agradecer. 

O trailer:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste sábado (18/6), às 11h30, vou participar de uma live sobre o filme com a diretora Maria Augusta Ramos, os jornalistas Leandro Demori e Carla Jimenez, juristas do Grupo Prerrogativas e o host Gustavo Conde.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO