CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Guimarães avatar

José Guimarães

Advogado, deputado federal e Líder do Governo na Câmara dos Deputados

119 artigos

blog

Fim dos direitos dos trabalhadores

Nesse momento crucial da história brasileira, compete mais do que nunca às forças progressistas comprometidas com os direitos sociais e às liberdades civis se unirem para impedir essa escalada de retrocessos

Fim dos direitos dos trabalhadores
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Extinguir o Ministério do Trabalho, como anuncia o próximo governo, choca, mas não surpreende. Trata-se da etapa mais avançada do golpe iniciado em 2014 com o objetivo de extinguir os direitos dos trabalhadores e entregar todas as relações, econômicas e sociais, ao deus mercado. O projeto não poderia ser mais claro – destruir o Estado de bem-estar social que começou a ser erguido com a Constituição de 1988.

Com Temer, desmontaram a legislação trabalhista. Como resultado, temos o enfraquecimento, quase morte, da Justiça do trabalho. Somente nos seis primeiros meses de vigência da "reforma", as novas ações trabalhistas caíram pela metade, 46%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, o novo arauto do neoliberalismo desenfreado quer acabar com o órgão responsável pela regulação das relações entre capital e trabalho desde 1930. Mas nada é gratuito. Com a medida, os recursos dos fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Amparo ao Trabalhador (FAT) ficarão à disposição do superministro da Economia, Paulo Guedes – o emissário do mercado. Nada menos que R$ 800 bilhões.

E ainda não é tudo. Entre os planos do próximo governo inda consta acabar com o abono salarial, benefício pago a trabalhadores formais com renda de até dois salários mínimos. Planejam também mudar as regras para o pagamento do seguro-desemprego. Que mudanças seriam essas ninguém diz, como é de praxe na equipe de Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tudo muito coerente. Afinal de contas, a lógica neoliberal visa unicamente o lucro máximo do mercado às custas do sacrifício cada vez maior dos trabalhadores e outras categorias menos favorecidas. Até agora não se ouvi nada sobre redução de juros bancários, por exemplo, ou tributação de lucros e dividendos e taxação de grandes fortunas. Os donos do capital, afinal de contas, não podem ser contrariados.

Além desses prejuízos diretos para os trabalhadores, o fim do Ministério do Trabalho terá outras consequências igualmente graves. A principal delas é a fiscalização da regularidade dos contratos e das condições de trabalho. Uma das consequências fundamentais desse controle da situação dos trabalhadores é a lista do trabalho sujo – com os nomes dos empregadores que utilizam mão de obra escrava.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo com a redução do número de operações, em 2017 foram 50 novos inscritos na relação. Ao todo, desde 2005, quando começou a ser realizada, a lista conta com 209 nomes, que incluem empresas grandes, como a fabricante da Coca-Cola no Brasil. De 1998 até o ano passado, mesmo sem os números de 2011 e 2012, mais de 45 mil trabalhadores foram resgatados da condição análoga à de escravo.

O advogado da União, Moacir Barros, fez um parecer, a pedido do atual ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, em que sustenta ser inconstitucional a extinção do ministério. De acordo com Barros, além de violar vários artigos da Constituição, relacionados à eficiência da administração pública e ao valor social do trabalho, a medida ainda contraria dois tratados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de que o Brasil é signatário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse momento crucial da história brasileira, compete mais do que nunca às forças progressistas comprometidas com os direitos sociais e às liberdades civis se unirem para impedir essa escalada de retrocessos. Não podemos nos fechar em nossas casinhas, de cada partido, e não compreender a gravidade do momento que o País vive.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO