TV 247 logo
      Valter Pomar avatar

      Valter Pomar

      Historiador e integrante da Direção Nacional do PT

      281 artigos

      HOME > blog

      Foco no povão, que decidirá a eleição

      "Não existe saída para a crise brasileira que não passe pela derrota do golpismo e da extrema direita", afirma o historiador Valter Pomar, membro da Direção Nacional do PT; "E na atual conjuntura, só nós da esquerda, liderados pelo PT e com a bandeira de Lula, podemos derrotar a extrema-direita. O centro é incapaz de dialogar com o povão", continua; "Mas só faremos isso se nós fizermos o que é nossa vocação: falarmos com o povo, sobre a ameaça que Bolsonaro representa em termos práticos de salário, emprego etc", diz ele, acrescentando ser preciso "foco no povão, que será quem decidirá a eleição"

      Foco no povão, que decidirá a eleição (Foto: Stuckert)

      A pesquisa do Ibope exagera uma tendência que é real.

      Ou seja: a pesquisa tem distorções técnicas, mas é preciso estar atento para uma possibilidade real que ela indica.

      A saber: a polarização tende a antecipar para o primeiro turno as transferências de voto que ocorreriam no segundo. E por razões que estão ditas abaixo, isso neste momento pode ajudar mais “ele” do que nós.

      1/A mobilização forte do nosso lado gera uma reação do lado de lá. Vide deslocamento de parte dos evangélicos.

      2/O discurso da terceira via contra os “dois extremismos” aumenta a rejeição principalmente contra nós. Até porque o objetivo deles é nos tirar do segundo turno.

      3/Além disso, o fato de termos enfatizado — nos últimos dias — a pauta democrática, na prática fez com que tenha ficado em segundo plano a pauta social (ou seja, Bolsonaro = neoliberalismo e antipovo).

      4/O Ibope é um sinal de que a Globo, que havia feito um ensaio pró-terceira via, pode estar pacificando suas relações com a extrema-direita.

      5/A movimentação no STF, no TSE, as ações contra nossos comitês, declarações de líderes estaduais da centro-direita em prol “dele”, indicam que está havendo movimentações antecipadas em favor dele.

      Seja como for, não existe saída para a crise brasileira que não passe pela derrota do golpismo e da extrema direita.

      E na atual conjuntura, só nós da esquerda, liderados pelo PT e com a bandeira de Lula, podemos derrotar a extrema-direita. O centro é incapaz de dialogar com o povão.

      Mas só faremos isso se nós fizermos o que é nossa vocação: falarmos com o povo, sobre a ameaça que Bolsonaro representa em termos práticos de salário, emprego etc.

      Portanto, os próximos dias serão de muita tensão. É preciso estar preparado e disposto. E foco no povão, que será quem decidirá a eleição.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247