CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Joaquim de Carvalho avatar

Joaquim de Carvalho

Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br

271 artigos

blog

Folha, sabe por que Lula é favorito para vencer as eleições? É a economia, estúpida!

Poderia ser ignorância, mas editorial da Folha é fruto das escolhas de seu dono, Luiz Frias, que centou os negócios do grupo em banco, não em jornalismo

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Folha de S. Paulo faz uma visita ao marketing político dos anos 90 para atacar Lula, sem observar que a conclusão do editorial aponta no sentido exatamente contrário ao da frase que sintetiza essa diretriz de marketing.

Explico melhor: em 1992, o marqueteiro James Carville reordenou a campanha de Bill Clinton com um plano de propaganda que se resumia a uma frase, que teria sido dita ao então candidato a presidente dos EUA: “É a economia, estúpido!”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste domingo, Folha de S. Paulo publica em sua primeira página editorial com o título “É a economia, Lula!”. 

No texto, o jornal diz que Lula, favorito para vencer as eleições, "está obrigado a dizer o que pretende mudar ou preservar” na economia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula já disse, nas diretrizes de seu plano de governo e também em entrevistas. Entre outros pontos, pretende revisar a reforma trabalhista - não revogar -, acabar com o teto de gastos, sem ferir a lei da responsabilidade fiscal, e investir na recuperação salarial, inclusive do salário mínimo (inflação mais variação do PIB).

Também pretende recuperar a capacidade de crédito dos consumidores endividados, com o programa “desenrola”. Ao mesmo tempo, aponta a necessidade de atrair novos investimentos, com a reabertura de portas diplomáticas, que Bolsonaro, tosco e extremista, fechou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Folha ignora, portanto, que a liderança de Lula decorre justamente da prosperidade econômica para a qual o candidato do PT aponta, diante da ruína produzida por Bolsonaro, porque, ao contrário do que diz o jornal, a agenda liberal dos últimos anos NÃO trouxe avanços duradouros.

Talvez o projeto Ponte para o Futuro, compromisso do golpe de 2016, tenha sido bom para empresários como Luiz Frias, dono da Folha, que aumentou sua fortuna ao centrar os negócios do grupo em banco, o PagBank, e transformar o jornal numa voz escancarada do neoliberalismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, para o povo em geral, não foi. Basta olhar para os números. No último ano de normalidade das condições de governo de Dilma Rousseff, o desemprego era de 4,7%, o menor da série histórica - praticamente, pleno emprego.

Entre 2003 e 2013, o Brasil cresceu, em média, 4,1%. E os governos Lula e Dilma acumularam reservas superiores a 350 bilhões de dólares, que garante até hoje a solidez da moeda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os repórteres da Folha não precisam ir muito longe para ver a ruína que se abateu sobre o Brasil depois de golpe, de que Bolsonaro é beneficiário. 

A sede do jornal é no centro de São Paulo e, na vizinhança, os repórteres podem ver que aumentou o número de moradores de rua e de pessoas pedindo um prato de comida. Mesmo que repórteres queiram mostrar essa dura realidade, teriam dificuldade para ver a matéria publicada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Praça da Sé, ao contrário do que a Folha diz, o cenário é SIM de terra arrasada. 

Quando fiz ali reportagem na Sé sobre a volta do Brasil ao Mapa da Fome, há algumas semanas, era grande o número de pessoas que, espontaneamente, falavam sobre como a vida era melhor no tempo de Lula e por que votariam nele para ter de volta esses tempos de menor dificuldade.

Portanto, Folha, olhe para seu entorno e verá que a liderança de Lula não é resultado de mágica ou ilusão por parte dos eleitores. Como diria James Carville, é a economia, estúpida!

 


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO