CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

580 artigos

blog

Frouxidão tem limite

"Nunca, jamais, em tempo algum a política nacional produziu uma trinca de presidentes de poderes da República tão acovardada quanto Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e Dias Toffoli"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Bepe Damasco, no Blog do Bepe

Nunca, jamais, em tempo algum a política nacional produziu uma trinca de presidentes de poderes da República tão acovardada quanto Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e Dias Toffoli.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O caso de Toffoli, o invertebrado, merece uma análise em separado, pois vai além da falta de coragem e têmpera republicana. O presidente do Supremo emite sinais cada vez mais evidentes de que nutre simpatia pelo governo Bolsonaro.

Quando não opta pelo silêncio cúmplice, Toffoli, sempre que pode, dá uma mãozinha para o psicopata que ocupa a cadeira presidencial. A última é taxar de “ativismo judicial” a ação de seus pares na corte que tentam frear as investidas de Bolsonaro contra a Constituição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No sistema brasileiro não é pouca coisa estar à frente da Câmara e do Senado. Os líderes dessas instituições perenes do regime democrático influenciam fortemente na agenda política do país, definem a pauta de votações do parlamento e desfrutam de forte exposição midiática.

A par dessas vantagens e prerrogativas, têm a obrigação de zelar pela democracia, colocando o peso de seus cargos a serviço da normalidade institucional. Para isso, é preciso reagir à altura a toda e qualquer ação que vise sabotar o estado de direito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse quesito, tanto Maia quanto Alcolumbre vêm exibindo um comportamento leniente e permissivo em relação aos ataques antidemocráticos de Bolsonaro e sua matilha de cães hidrófobos, se limitando a reagir, quando isso ocorre, de forma tímida e protocolar, em absoluto descompasso coma gravidade da situação.

Nem mesmo o fato de serem citados nominalmente pela turba que baba de ódio nas ruas os desperta para a luta. Nem mesmo o pedido reiterado de fechamento das instituições que presidem é capaz de tomá-los de indignação cívica - a tal “ira santa e a saúde civil” da canção de Milton Nascimento em homenagem a Teotônio Vilela. Nem mesmo os seguidos crimes de responsabilidade e contra a saúde pública cometidos por Bolsonaro  são capazes de convencer Maia de que já passou da hora de desengavetar um dos muitos pedidos de impeachment já protocolados na Câmara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Está, evidentemente, fora de questão cobrar das lideranças atuais do Legislativo que se orientem pela fibra democrática e pelo compromisso republicano de um Ulisses Guimarães. Isso está definitivamente fora do alcance de ambos.

Mas que frouxidão tem limite, ah, isso tem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO