CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mateus Mendes avatar

Mateus Mendes

Bacharel em Geografia pela UFF e mestrando em Ciência Política – Política Mundial pela UniRio, professor da rede municipal de Duque de Caxias e diretor do Sepe-Duque de Caxias

6 artigos

blog

Fundamentalismo, preconceitos e futuro do país

O fundamentalismo cristão é um problema gravíssimo, escreve Mateus Mendes

(Foto: ABr | Pixabay)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Mateus Mendes, 247 - A mais recente pesquisa DataFolha traz detalhes muito interessantes.

Vamos aos números.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

56% concordam - total (40%!) ou parcialmente (16%) - que política e valores religiosos devem caminhar juntos.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 74% concordam que política e religião devem caminhar juntas. Entre os eleitores de Lula, esse número é de 50%. Entre os evangélicos, 69% pensam assim. Entre os católicos, 57%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando a pergunta é sobre se os "valores da família" são mais importantes que os temas econômicos, 60% concordam, sendo que 38% (!) validam totalmente a afirmativa e 22%, parcialmente.

Por um lado, esses números denunciam o tamanho do desafio civilizacional que vivemos. Ou enfrentamos essa questão com a força e a atenção devidas, ou novas crises e ondas reacionárias estão contratadas para um futuro próximo. Se é consenso que o bolsonarismo sobreviverá mesmo sem Bolsonaro na presidência, não podemos perder de vista que essa é uma temática prioritária para combater o neofascismo brasileiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro, serve para desmontar dois preconceitos. O primeiro é com relação aos evangélicos. Ainda que entre essas denominações o número de fundamentalistas - porque é disso que se trata - seja maior que entre os católicos, a verdade é que entre os que seguem o Vaticano esse contingente não é muito inferior, ficando também acima da metade dos fiéis. 

O segundo é a pretensa superioridade da esquerda no que diz respeito aos esclarecidos. Ora, metade dos eleitores de Lula acham que religião e política devem caminhar juntas. Isso não é pouca coisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Destacar esses dois preconceitos reforça a importância do primeiro argumento. O fundamentalismo cristão é um problema gravíssimo, que perpassa as duas principais categorias de cristãos (a pesquisa não trata dos espíritas, mas esses representam tão somente 3% dos brasileiros) e que afeta também eleitores de esquerda.

Certamente, seria ingenuidade pensar que essa é uma meta na eleição. Imediatamente, o que os números indicam é que esse é um campo minado. Percorrê-lo exige tanto cuidado que o melhor é evitar deixar que nos levem para ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, essa deve ser uma das principais frentes da luta ideológica que devemos travar em um eventual novo governo de esquerda. Afinal, sem reconhecer a importância desse assunto, o debate econômico fica virtualmente interditado, afinal, 60% acham "os valores da família" mais importantes do que a economia.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO