CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

582 artigos

blog

Funeral do PSDB não tem choro e nem vela

"O voo supersônico do PSDB em direção à direita tinha mesmo que culminar com o alinhamento à extrema direita", diz Bepe Damasco

Rodrigo Garcia e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao ler a noticia de que o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, aderiu sem constrangimentos ao fascismo bolsonarista, lembrei-me da previsão feita em 1995 pelo então todo poderoso ministro tucano Sérgio Motta de que o PSDB ficaria, no mínimo, 20 anos no poder

Sabemos todos que o poder inebria e até traz a sensação de perpetuação para seus ocupantes. Daí a fala do falecido ministro “Serjão”, no auge da força política do PSDB. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não pretendo gastar muita pólvora com o alinhamento de Rodrigo a Bolsonaro, dada a pouca relevância eleitoral desse apoio, uma vez que o governador nem ao segundo turno chegou.

Além do que, ele tem sido desautorizado por vários quadros que desempenharam importantes papéis na política nacional nos anos dourados do PSDB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois episódios, todavia, são emblemáticos no que se refere à ascensão e derrocada de um partido político brasileiro. O voo supersônico do PSDB em direção à direita tinha mesmo que culminar com o alinhamento à extrema-direita por parte do governador de um estado que os tucanos controlam há 30 anos.

São Paulo foi a última cidadela a ruir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nascido para galvanizar um sentimento social-democrata, uma espécie de expiação de culpa, de uma parcela das classes média e alta, o PSDB venceu as eleições de 1994 na carona do foguete do Plano Real, desbancando o favoritismo que Lula mantivera por quatro anos.

Por ser bem conhecida, dá para resumir em seis pontos a trajetória ladeira abaixo do partido, que desembocou na eleição da bagatela de 13 deputados federais no domingo passado:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1) Para se distanciarem do PT, que sentou praça na esquerda e até na centro-esquerda, os tucanos abandonaram quaisquer resquícios do ideário social-democrata  elitista dos tempos de Covas e Montoro.

2) Na condição de queridinho dos grupos de mídia e do mercado financeiro, o PSDB adotou o ultraneoliberalismo mais radical já fracassado no mundo inteiro,  com privatizações selvagens, desregulamentação e inserção não soberana na globalização econômica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3) O partido esteve na linha de frente da aprovação de todos os projetos de retirada de direitos trabalhistas e previdenciários do povo brasileiro, tais como as reformas trabalhista e da previdência.

4) Não reconhecimento da derrota eleitoral de Aécio para Dilma em 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

5) Apoio decidido ao golpe contra a presidenta Dilma.

6) Aplausos à caçada e à prisão ilegal de Lula, bem como a todas as atrocidades jurídicas cometidas pela Lava Jato que tiveram como alvo lideranças do PT.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO