CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Gilmar não cassa Temer, já cassado pelas ruas

"Era fato público e notório que o presidente do TSE, Gilmar Mendes, votaria contra a cassação da chapa Dilma-Temer, mais por Temer que por Dilma, é claro, mas o pretexto que ele arranjou foi do cabo da esquadra – para usar uma expressão contemporânea dele", escreve Alex Solnik, colunista do 247; ele lembra que o presidente do TSE "ponderou que Temer não poderia ser cassado porque a queda de mais um presidente em tempo tão exíguo vai trazer instabilidade politica"; "Esse foi o argumento central do seu voto que salvou Temer e que pode ser contestado no futuro, por Gilmar reconhecer que os ilícitos estão provados nos autos, mas renunciar a puni-los de acordo com a lei"

"Era fato público e notório que o presidente do TSE, Gilmar Mendes, votaria contra a cassação da chapa Dilma-Temer, mais por Temer que por Dilma, é claro, mas o pretexto que ele arranjou foi do cabo da esquadra – para usar uma expressão contemporânea dele", escreve Alex Solnik, colunista do 247; ele lembra que o presidente do TSE "ponderou que Temer não poderia ser cassado porque a queda de mais um presidente em tempo tão exíguo vai trazer instabilidade politica"; "Esse foi o argumento central do seu voto que salvou Temer e que pode ser contestado no futuro, por Gilmar reconhecer que os ilícitos estão provados nos autos, mas renunciar a puni-los de acordo com a lei" (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Era fato público e notório que o presidente do TSE, Gilmar Mendes, votaria contra a cassação da chapa Dilma-Temer, mais por Temer que por Dilma, é claro, mas o pretexto que ele arranjou foi do cabo da esquadra – para usar uma expressão contemporânea dele.

A rigor, as justificativas do seu e dos votos dos ministros Agmar, Tarcísio e Napoleão coincidiram: os quatro disseram que os fatos narrados pelo relator Herman Benjamin são gravíssimos, mas devem ser apurados na esfera penal e não na eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também denunciaram, em uníssono, que o relator extrapolou o âmbito da denúncia, a Odebrecht não poderia ser mencionada e não ficou provado que a campanha presidencial de 2014 foi paga por meio de propina, ao menos em parte.

Deu até pra desconfiar que os votos dos quatro foram orquestrados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Gilmar, no entanto, acrescentou um argumento próprio e exclusivo: ponderou que Temer não poderia ser cassado porque a queda de mais um presidente em tempo tão exíguo vai trazer instabilidade politica.

Esse foi o argumento central do seu voto que salvou Temer e que pode ser contestado no futuro, por Gilmar reconhecer que os ilícitos estão provados nos autos, mas renunciar a puni-los de acordo com a lei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Certamente Gilmar finge não perceber que a causa da instabilidade política não seria a cassação; a instabilidade política está aí e ela se chama Temer. Quanto mais tempo ele permanece no Planalto, mais a instabilidade se agrava.

Não pode haver estabilidade enquanto o país tiver um presidente que está prestes a ser denunciado pelo Procurador Geral da República como chefe de organização criminosa, corrupção passiva e obstrução de Justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda que tenha sido absolvido por 4 a 3 pelas estrepolias eleitorais puníveis com a perda do mandato, com o voto de Minerva de Gilmar, Temer já foi cassado pela maioria dos brasileiros, é o que mostram as pesquisas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO