TV 247 logo
      Alex Solnik avatar

      Alex Solnik

      Alex Solnik, jornalista, é autor de "O dia em que conheci Brilhante Ustra" (Geração Editorial)

      2721 artigos

      HOME > blog

      Gilmar salvou Temer; Temer vai salvar Gilmar

      "Podemos dar de barato que Gilmar Mendes será o primeiro ministro do STF a deixar o cargo por impeachment?", questiona o colunista Alex Solnik ao comentar sobre a concessão, pelo ministro do STF, de dois habeas corpus ao empresário preso Jacob Barata, com quem tem laços de proximidade; "Não, não podemos. A constituição também diz, no Art. 377 que “compete privativamente ao Senado  processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal” e seu impeachment tem que ser aprovado por 3/5 dos senadores. Os senadores não são malucos de demitir um ministro do STF cuja especialidade é conceder habeas-corpus para as pessoas em dificuldades na Justiça, tal como a maioria deles, e que já deu provas do que é capaz e é, além disso, um aliado fiel de Temer, que tem maioria no Senado", diz Solnik

      "Podemos dar de barato que Gilmar Mendes será o primeiro ministro do STF a deixar o cargo por impeachment?", questiona o colunista Alex Solnik ao comentar sobre a concessão, pelo ministro do STF, de dois habeas corpus ao empresário preso Jacob Barata, com quem tem laços de proximidade; "Não, não podemos. A constituição também diz, no Art. 377 que “compete privativamente ao Senado  processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal” e seu impeachment tem que ser aprovado por 3/5 dos senadores. Os senadores não são malucos de demitir um ministro do STF cuja especialidade é conceder habeas-corpus para as pessoas em dificuldades na Justiça, tal como a maioria deles, e que já deu provas do que é capaz e é, além disso, um aliado fiel de Temer, que tem maioria no Senado", diz Solnik (Foto: Alex Solnik)

         Não há dúvida que ao conceder dois habeas-corpus ao empresário preso Jacob Barata o ministro Gilmar Mendes feriu o Art. 39. da Constituição que lista, dentre os crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, sujeitando-os a impeachment “proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa”.

         Ele tem vários laços com Barata. Foi padrinho do casamento de sua filha. A mulher de Gilmar advoga no escritório que defende Barata.

         Podemos, então, dar de barato que Gilmar Mendes será o primeiro ministro do STF a deixar o cargo por impeachment?

         Não, não podemos. A constituição também diz, no Art. 377 que “compete privativamente ao Senado  processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal” e seu impeachment tem que ser aprovado por 3/5 dos senadores.

         Os senadores não são malucos de demitir um ministro do STF cuja especialidade é conceder habeas-corpus para as pessoas em dificuldades na Justiça, tal como a maioria deles, e que já deu provas do que é capaz e é, além disso, um aliado fiel de Temer, que tem maioria no Senado.

         Gilmar salvou Temer; Temer vai salvar Gilmar.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247