CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Wilson Ramos Filho avatar

Wilson Ramos Filho

Jurista, professor e escritor

68 artigos

blog

Gleisi senadora

"Se centro e esquerda tiverem juízo, uma aliança visando a construção de uma frente ampla poderá eleger Gleisi senadora já em 2024", diz Wilson Ramos Filho

Gleisi Hoffmann e Sergio Moro (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados | GUSTAVO BEZERRA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A melhor e mais importante consequência da cassação de mandato do ex-juiz incompetente e parcial, prevista para logo, reside na realização de novas eleições para o Senado no Paraná. Muito provavelmente o TRE marcará estas eleições de modo a que coincidam com as eleições municipais do próximo ano. 

A extrema-direita que votou em Sérgio Moro ficará novamente dividida entre Paulo Martins, bolsonarista raiz, e mais uns 3 ou 4 políticos vinculados ao fascismo cristão, ao agronegócio veneneiro, ao empresariado urbano e à direita tradicional. Fala-se que talvez até ex-prefeitos de Curitiba como Beto Richa, o Luciano Ducci e o Gustavo Fruet se apresentem como candidatos desses setores à direita do centro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, e tendo em vista os excelentes resultados do governo Lula, se os setores de centro e de esquerda tiverem juízo, uma grande aliança visando a construção de uma frente ampla democrática poderá eleger Gleisi Hoffmann como senadora já em 2024. Ela não tem nada a perder com essa candidatura. Seguirá com seu mandato de deputada federal, a mais votada do Paraná, caso não se eleja agora. E poderá ser candidata novamente em 2026 ao Senado da República. 

Nos oito anos em que esteve no senado a atual presidente do PT teve uma atuação exemplar e paradigmática. A população paranaense, independentemente de preferências ideológicas, reconhece nela um exemplo da política maiúscula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma frente progressista que englobasse o PDT (do Goura), do PSB (do Ducci), com a esquerda do PSOL, com os demais partidos de centro e com a Federação de Esquerda (PV-PCdoB-PT) teria todas as condições políticas e eleitorais para aglutinar, desde o início da campanha, um terço dos eleitores paranaenses, com grandes possibilidades de vitória, nas eleições extraordinárias para o senado em 2024. 

Por outro lado, este esforço para a constituição de uma Frente Ampla para eleger Gleisi Senadora facilitará a formação de alianças progressistas para as eleições municipais do próximo ano, não apenas nas grandes cidades mas na maioria dos 399 municípios paranaenses. A convergência democrática em torno da candidatura progressista única ao Senado seguramente estimulará a concertação municipal em torno da necessidade de reconstrução institucional e civilizatória depois do desastre causado pelos obscurantistas fascistas no governo anterior. Ou seja: a frente ampla que se formará para a candidatura Gleisi ao Senado facilitaria as composições municipais visando a eleição de mais de uma centena de vereadores petistas, de muitos vereadores do PSOL, do PV, do PCdoB, do PSB, entre outros, nos pequenos e médios municípios, reconfigurando o mapa político de nosso estado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, antecipando o cenário político de 2026, a eleição de Gleisi ao Senado nessa eleição extraordinária no próximo ano, se confirmada a cassação do mandato de Sérgio Moro, desejada pela maioria da população, reposicionará o quadro político para a sucessão do governo do Paraná de uma maneira óbvia e significativa. 

Vamos pensar seriamente nisso? O que você pensa a respeito? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Xixo, 21 de junho de 2023 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO