CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

913 artigos

blog

Governo Lula tem muito a mostrar após 100 dias

"Se considerarmos o tempo útil que Lula teve para trabalhar, foi realizado um milagre em período tão curto. E o governo mal começou", diz Eduardo Guimarães

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não foi nenhum petista, lulista ou aliado próximo quem reconheceu e divulgou que o governo Lula logrou cumprir 1/3 de suas promessas de campanha em incríveis cem dias. Tal reconhecimento partiu da... Globo!

O que mais impressiona no feito do atual governo do país é que ele perdeu pelo menos metade desses 100 primeiros dias tentando colocar em condições de uso o equipamento do governo, ou seja, sua sede, computadores, enfim, toda estrutura de uma administração.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem esteve no Palácio do Planalto nesse período de soerguimento físico do governo, pôde notar que até os sanitários ficaram em condições  imprestáveis de uso. 

Mas o pior saldo da intentona golpista de 8 de janeiro foi a preocupação em conter uma ofensiva que reuniu militares, políticos, meios de comunicação e uma militância violenta e em pé-de-guerra. Agentes públicos e privados ainda sonhavam em fazer valer o golpe.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após convencer os militares a não apoiarem o golpe, o governo começou a funcionar sob muitas dificuldades, que envolveram um recall antipetista na mídia, baseado em perversões neoliberais que Lula rejeitou in limine, e um recall do famigerado "oposicionismo pela esquerda", o fogo amigo que tanto atrapalhou Lula neste começo tumultuado de governo. 

Apesar de toda essa cordilheira de dificuldades, o governo Lula, ao contrário do que dizem setores da mídia e, até, "aliados", tem muito a mostrar nesses cem dias. E quem diz isso não é o Eduardo Guimarães, mas o portal G1 na reportagem "Em 100 dias de mandato, Lula cumpriu 1/3 das promessas de campanha".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Note bem, não são promessas para 100 dias, das quais Lula só cumpriu 1/3. São as promessas feitas para o seu mandato. Se cumpriu 1/3 em cem dias, os 2/3 restantes terão quase quatro anos inteiros para serem cumpridos. 

Diz o G1

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Em 100 dias, o governo de Lula cumpriu 1/3 das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Dos 36 compromissos firmados no período e que podem claramente ser mensurados, 13 foram cumpridos em sua totalidade, de acordo com levantamento feito pelo g1. Outros quatro foram parcialmente atendidos, e 14 ainda não foram cumpridos. Cinco compromissos ainda não podem ser avaliados"

Eis o balanço do que Lula realizou, a rigor, em um mês e meio de governo funcional:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Das 13 promessas cumpridas, quatro são compromissos administrativos: são as recriações dos ministérios da Previdência Social, da Cultura, da Pesca e dos Povos Indígenas.

- Outras duas promessas estão ligadas à área social, uma das principais bandeiras defendidas pelo novo governo. A promessa de "Manter benefício social em R$ 600 + R$ 150 por filho" foi cumprida, uma vez que o Bolsa Família foi relançado por meio de uma medida provisória nos moldes anunciados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Já em relação ao compromisso de "Manter e ampliar cotas raciais", Lula e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinaram um decreto de ampliação do percentual de pessoas negras em cargos do poder público. O decreto determina o preenchimento de vagas para pessoas negras em, no mínimo, 30% nos cargos em comissão e função de confiança.

- Na área da Educação, a promessa de "Aumentar verba da merenda escolar" foi cumprida por meio do reajuste dos valores per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para todas as etapas e modalidades da educação básica. O aumento varia de 28% a 39% e começou a ser pago aos estados em março.

- Na área da Saúde, um dos destaques é o de "Retomar o programa Mais Médicos". O programa foi relançado em 20 de março, com o objetivo de expandir o número de profissionais de 13 mil para 28 mil. Atualmente, há 13 mil médicos atuando e 5 mil vagas desocupadas. O novo modelo prevê incentivo para municípios vulneráveis e para médicos com formação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

As promessas de cunho econômico estão entre os principais compromissos que Lula assumiu durante a campanha. Das sete promessas levantadas pelo g1, seis ainda não foram cumpridas e uma ainda não pode ser avaliada, que é a redução da taxa de juros para a agricultura sustentável, mas  que já está sendo "trabalhada".

Se considerarmos o tempo útil que Lula teve para trabalhar, seu problema de saúde, a oposição sabotadora e o fogo amigo porra-louca que não se toca nunca, foi realizado um quase milagre em período tão curto. 

E o governo mal começou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO