CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

581 artigos

blog

Greve dos juízes provoca vergonha alheia

Faço votos que os juízes cruzem os braços pelo maior tempo possível, pois logo se disseminará entre os brasileiros e as brasileiras de todos os estados a mesma sensação que tomou conta de cariocas e fluminenses ante à greve dos funcionários do Detran há algumas décadas. Estamos perdidos com um Judiciário que vai à greve para manter odiosos privilégios

19/06/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Servidores do Poder Judiciário do RS decidem por unanimidade a Greve da categoria a partir da próxima quinta-feira. Foto: Guilherme Santos/Sul21 (Foto: Bepe Damasco)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nos anos 90, época em que o Detran do estado do Rio de Janeiro era sinônimo de ineficiência na prestação de serviços à população, além de ser um antro de roubalheira, seus funcionários deflagraram uma greve por tempo indeterminado.

Quando a paralisação já durava mais de 30 dias, um colunista do antigo Jornal do Brasil, se não me engano o Maurício Dias, então editor do Informe JB, saiu-se com esta pérola: "Acho bom os funcionários do Detran voltarem ao trabalho antes que todo mundo perceba que eles não fazem falta alguma."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só para colocar os pingos nos is e não cometer injustiças, é público e notório que o Detran do estado avançou muitas casas em termos de eficiência. Mas essa história me veio à memória assim que tomei conhecimento da greve nacional dos juízes federais, convocada pela Ajufe (Associação Nacional dos Juízes Federais) para o dia 15 de março.

Além dessa greve de 24 horas, a Ajufe está convocando os magistrados para uma assembleia dia 23 de março, com pauta única : greve por tempo indeterminado a partir de 3 de abril. O motivo da efervescência sindical é patético : o plenário do STF, no dia 22 de março, vai bater o martelo e pode acabar com o auxílio- moradia, penduricalho a engordar os salários de suas excelências em R$ 4.377,00. Esse valor turbina os contracheques de juízes e procuradores, independentemente deles possuírem residência própria na cidade em que trabalham ou não.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A imprensa já noticiou que "paladinos da moralidade" como Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e Marcello Bretas não dispensam o auxílio. Moro diz que é para compensar a falta de aumento de salário. Já Bretas não se envergonha de reforçar o orçamento familiar duplamente, uma vez que sua esposa, também juíza, embolsa o auxílio. Detalhe pitoresco: o imóvel que o casal Bretas possui no Rio de Janeiro já foi até objeto de matéria numa revista especializada em decoração.

É importante lembrar que o auxílio-moradia é apenas um entre vários artifícios que contribuem para a farra ilegal do recebimento de salários acima do teto constitucional por parte e juízes e procuradores de todo o país, tanto os federais como os vinculados aos tribunais de justiça e MPs estaduais onde a bandalheira com dinheiro público é ainda mais escrachada. Como disse o próprio ministro Gilmar Mendes, o auxílio-moradia é apenas a ponta do iceberg.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tudo isso amparado por uma liminar do ministro do STF, Luiz Fux, que, diga-se de passagem, tem uma filha exercendo o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio, onde ingressou através do quinto constitucional da OAB, numa nomeação que gerou polêmica, pois nos meios jurídicos corre solta a acusação de que a jovem advogada não tinha as qualificações exigidas para o cargo e só emplacou devido ao lobby paterno.

Em discurso recente na tribuna do Senado, a senadora Kátia Abreu pôs o dedo na ferida aberta do Judiciário: "Também é corrupção receber acima do teto constitucional", disparou. Silêncio entre juízes e procuradores. Mas a sociedade segue escandalizada por notícias cada vez mais frequentes dando conta de juízes recebendo 100, 200 e até 500 mil reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É ou não é de causar vergonha alheia uma greve decretada por uma casta de privilegiados, oriunda dos estratos abastados da população e que consome nada menos que 1,3% do Produto Interno Bruto do país ? O nosso de sistema de justiça é o mais caro do mundo. E se não bastasse a justiça cara, morosa e de classe que esses filhos da elite oferecem ao povo brasileiro, de uns anos para cá eles passaram a usar suas togas para fazer política partidária, perseguindo políticos e partidos com compromisso populares e protegendo seus aliados da direita mais reacionária, antipopular e antinacional.

Faço votos, portanto, que os juízes cruzem os braços pelo maior tempo possível, pois logo se disseminará entre os brasileiros e as brasileiras de todos os estados a mesma sensação que tomou conta de cariocas e fluminenses ante à greve dos funcionários do Detran há algumas décadas. Estamos perdidos com um Judiciário que vai à greve para manter odiosos privilégios, enquanto na parte baixa da pirâmide muitos não têm onde morar. Será que os grevistas sabem que o déficit habitacional do nosso país é de mais de 6 milhões de casas?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO