CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Grupo dos 11 não tem votos para aprovar impeachment

"O Grupo dos 11, criado pelo atual presidente da Câmara, totaliza 245 deputados, se considerarmos que todos vão continuar apoiando o candidato da aliança, Baleia Rossi", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia. "Faltam, portanto, quatro votos para eleger Baleia no primeiro turno (são necessários 249), mas 85 para o impeachment"

(Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Diz o regimento do Congresso Nacional que um processo de impeachment contra o presidente da República tem que ser aprovado por 2/3 das duas casas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Câmara, atualmente com 496 deputados, precisa reunir em torno de 330 votos; o Senado, com 81 parlamentares, requer 54 votos a favor.

Pois bem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Grupo dos 11, criado pelo atual presidente da Câmara, totaliza 245 deputados, se considerarmos que todos vão continuar apoiando o candidato da aliança, Baleia Rossi (e já contabilizados 50% de deputados do PSL para cada lado).

Faltam, portanto, quatro votos para eleger Baleia no primeiro turno (são necessários 249), mas 85 para o impeachment, que teriam de ser arrebanhados no grupo que apoia Arthur Lira e que é o candidato de Jair Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com que argumentos o grupo de Maia convenceria 85 deputados bolsonaristas a mudar de lado? Que contrapartida receberiam para aprovar o impeachment?

No Senado, a situação é mais desfavorável ainda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São 81 senadores, 45 dos quais filiados aos mesmos partidos do Grupo dos 11, o que é suficiente para eleger o presidente do Senado, que exige maioria simples, - e que deverá ser Rodrigo Pacheco, do MDB - mas insuficiente para um impeachment, que demanda 54 votos.

De novo: como convencer nove senadores bolsonaristas a aprovar impeachment de Bolsonaro?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nenhum processo de impeachment começa se seus defensores não tiverem certeza da vitória.

Porque, se perdem para um presidente da República, e principalmente um presidente da Repúbuica sem escrúpulos as consequências podem ser terríveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portanto, antes de exigir de Baleia Rossi o compromisso de iniciar um impeachment, a oposição precisa combinar com os russos.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO