CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Há alguém de direita aí?

O eleitorado conservador está aí. Falta uma legenda com estratégia e coragem para se posicionar como tal. Alguém se habilita?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bem, tirando o Reinaldo "Rottweiler" Azevedo, há alguém de direita no Brasil? Se tiver, levanta a mão que a gente providencia urgente uma entrevista com esse exótico personagem.

Nós, e o pessoal do Diário de de Pernambuco, andamos pesquisando por aí. Apareceram alguns caras, mas mesmo admitindo ser de direita, eles não convencem muito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Usam os tais "punhos de renda" a que a analista Dora Kramer fala. Ou seja. Enquanto a esquerda mostra a cara ostensivamente (eu acho que até demais), a turma da direita se encolhe.

É claro, Dora Kramer se referia ao embate de Lula com seus rivais (perdão, são os rivais da Dilma). Enquanto Lula fala grosso e até ameaça voltar em 2018 para um acerto de contas, as respostas do Aecinho e do Eduardinho se limitam a muchochos, quase suspiros de lamentação pelo tom como sempre desbocado do ex-presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A única voz que manifesta uma justificada indignação diante de tamanha ameaça (do ponto de vista dela a volta de Lula em 18 seria uma ameaça) é a voz frágil, quase inaudível, da Marina Silva.

Se bem que no caso estaríamos admitindo que Lula tem uma sólida formação esquerdista, o que sabidamente não é verdade. Lula é, antes de tudo, lulista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A partir daí, podem chamar o ex-presidente de esquerdista, direitista, universalista, o que quiserem. Só não o chamem de neo-liberal, que ele vai se fingir de ofendido. Porque, no Brasil, neo-liberal virou sinônimo de direita.

Mas voltando ao tema "existe algum brasileiro de direita no país?", se analisarmos, por exemplo, os comentários das postagens do deputado Ronaldo Caiado nas redes sociais, fica evidente o apreço de muitos eleitores pelas propostas nitidamente de direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Elas estimulam o candidato (que seria o segundo direitista, logo abaixo do Rottweiler) a ser uma forma de contraponto real à política de esquerda do PT.

Essa constatação confirma o espaço que existe no país para uma sigla que assuma um perfil mais claramente conservador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista concedida ao Diário, o coordenador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, Carlos Ranulfo Melo, afirmou que se algum partido levantasse a bandeira neoliberal (ou seja, de direita), se tornaria uma referência.

"O neoliberalismo é um negócio muito forte no mundo. Uma sigla com perfil coerente ajudaria. Existe uma impressão engraçada no Brasil de se achar que no país só existem partidos fortes do centro para a esquerda. Mas o Brasil é conservador, o eleitor brasileiro não é eleitor de esquerda. Pelo contrário. É eleitor de centro para a direita", definiu com muita propriedade o professor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há duas semanas, pesquisa do Datafolha atestou que no Brasil existe um percentual bem mais amplo de eleitores identificados com valores de direita do que de esquerda.

No placar, a primeira ala soma 49% da população, e a segunda, 30%.

Mas mesmo com uma frente de quase vinte pontos percentuais, os eleitores afinados com a direita não devem causar impacto nos índices de intenção de voto para presidente em 2014.

A realidade dos números confirma o que defende o professor. O eleitorado conservador está aí. Falta uma legenda com estratégia e coragem para se posicionar como tal.

Alguém se habilita?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO