CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Heráclito na pós-modernidade

Tomando por base o pensamento de Heráclito em que nada permanece do mesmo jeito. Como diz a canção Como Uma Onda no Mar de autoria de Lulu Santos e Nelson Mota. Segundo Heráclito, o fogo é o elemento originário de tudo. Caso o pensador de Éfeso vivesse no Brasil, certamente teria dito ao contrário. Por aqui, o fogo é o fim de tudo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ser não é mais que o vir-a-ser”. (Heráclito)

Durante séculos o mundo grego tentou entender a origem das coisas, ou seja, o princípio de tudo. À época, várias teorias foram apresentadas, onde cada uma julgava haver encontrado a tal sonhada resposta as inquietudes com relação à origem da natureza. Sendo chamado aquele período de Cosmologia, onde os filósofos buscavam explicações racionais e sistemáticas com relação à origem do universo. Para tanto, a Escola de Mileto, com seu maior expoente, o filósofo Tales, defendia que o princípio de tudo estava na água. Guardada as devidas proporções, o pensamento dele assiste certa razão. Nem por isso, foi ponto pacífico entre os gregos, ao ponto de causar conformismo com a teoria. Pelo contrário, a mesma serviu de combustível para o surgimento de novas escolas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Refutando o pensamento do principal membro da Escola de Mileto, surge Pitágoras, advogando que a origem das coisas estava nos números. A ele também é atribuído à origem do nome filosofia. Mas deixemos para outro momento. A Escola de Éfeso também deu sua contribuição, no que tange ao princípio das coisas. Destacando-se Heráclito acreditando que a unidade do mundo é encontrada na luta dos contrários. Dando início ao pensamento mobilista e consequentemente, considerado o pai da dialética. Mas a escola de Eléia representada por Parmênides refutou de maneira tenaz o pensamento de Heráclito, dando início ao famoso embate por questões ontológicas. Tomando por base o pensamento de Heráclito em que nada permanece do mesmo jeito. Como diz a canção Como Uma Onda no Mar de autoria de Lulu Santos e Nelson Mota. Segundo Heráclito, o fogo é o elemento originário de tudo. Caso o pensador de Éfeso vivesse no Brasil, certamente teria dito ao contrário. Por aqui, o fogo é o fim de tudo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO