CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
João Marcelo avatar

João Marcelo

9 artigos

blog

Imponderáveis consequências de uma prisão política

A eventual prisão de Lula, despida de legalidade, ensejaria um quadro institucional caótico – de consequências proporcionais ao impeachment do governo democraticamente eleito

29/08/15- São Bernardo do Campo- SP- Brasil. Na manhã desse sábado (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, ex-presidente do Uruguai e senador pelo país, participaram de uma mesa no seminário  (Foto: João Marcelo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ataque a Lula é uma ofensiva contra a esquerda brasileira e, em especial, a classe trabalhadora.

A possibilidade do retorno do ex-presidente ensejou reações do grande capital e os partidos de direita, bem como aos seus subordinados na mídia, no aparelho estatal e na Justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muitas são as críticas possíveis a diretriz estratégica conduzida pelo lulismo nos últimos doze anos: a ausência de reformas estruturais, a manutenção dos pressupostos macroeconômicos dos governos tucanos, entre outros apontamentos possíveis e necessários.

Porém, somente um observador insincero pode afirmar que o presidente operário utilizou das prerrogativas do cargo para se locupletar. Em seus mandatos, pela primeira vez na história, foram criados os mecanismos reconhecidos internacionais para combater a corrupção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O instrumento da delação premiada, a autonomia operacional da Polícia Federal e a indicação do Procurador-Geral por via direta pelos promotores foram condições criadas que ensejaram, por exemplo, a Operação Lava Jato e a Zelotes.

Fatalmente, como parte do processo de criminalização da esquerda, esses mecanismos são instrumentalizados para derrogar as prerrogativas individuais e criminalizar a política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse antagonismo espúrio, motivado pela sanha de alçar ao governo um programa que favoreça ainda mais a superexploração da classe trabalhadora, conduzirá a consequências imprevistas.

É nós contra eles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há possibilidade de mediação nessas condições. Quando os princípios normativos formais, inseridos no sistema democrático para garantir sua legitimidade, são abandonados ao gosto do interesse econômico e político, sobra aos prejudicados um duro enfrentamento aos ataques.

A eventual prisão de Lula, despida de legalidade, ensejaria um quadro institucional caótico – de consequências proporcionais ao impeachment do governo democraticamente eleito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O encarceramento do operário que chegou lá seria, de fato, uma hecatombe a classe trabalhadora, mas as consequências funestas também alcançariam as elites dominantes.

A direita brasileira parece querer imitar a Venezuela em sua cruenta delinquência, aqui sob o manto da institucionalidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se insistir, padecerá denso período de intranquilidade. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO