CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

Impressões acerca do xadrez da conjuntura nacional

Tirar Bolsonaro da presidência ainda em 2021 deveria ser a principal tarefa das instituições, bem como dos partidos à esquerda e à direita, entidades e membros da sociedade civil desde que comprometidos com a democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A CPI da Covid tem se revelado um elemento de grande relevância na atual conjuntura. Imaginemos um cenário sem a Comissão no Senado. Não surpreenderia se o governo estivesse navegando em águas menos caudalosas. Hoje, apesar de tudo o que a CPI tem trazido à tona, a vacinação engrenou de vez e as médias móveis de casos e mortes vem caindo apesar de ainda estarmos em um patamar alto em relação a outros países. Sem contar na ameaça global que é a variante Delta.

Para além da pandemia, as projeções econômicas são de retomada, apontando para a recuperação do PIB ainda este ano. Mas há outro dado. O sofrimento por parte da maioria do povo brasileiro com o desemprego, a carestia e a pobreza não dá sinal de melhora no curto prazo. Ou seja, é a lógica do copo meio cheio e meio vazio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na política, a avaliação do presidente segue a mesma, com variações negativas no ótimo/bom das pesquisas, mas ele segue com o seu terço se juntarmos o regular. Um dado interessante é que este terço é o patamar da aprovação de Bolsonaro e também a intenção de voto nele no segundo turno. Em suma, o pleito de 2022 tende a ser duríssimo. Se por um lado os elementos da realidade concreta (combate à pandemia e retomada da economia) tendem a favorecer Bolsonaro, até que ponto os ataques às instituições e ao sistema eleitoral que tanto ajudam o presidente a manter seu núcleo duro mais radical mobilizado vão gerar efeitos reversos às articulações e arranjos eleitorais para 2022? A ver.

Com as movimentações junto ao chamado "Centrão" para nomear o senador Ciro Nogueira na Casa Civil e trazer o PP para mais perto do governo, Bolsonaro foi pra cima e, por ora, vai vencendo o jogo do impeachment, além de garantir o filho "01", o senador Flavio Bolsonaro como titular na CPI da Covid e para avançar ainda mais na agenda neoliberal de Guedes e de interesse da Banca (Mercado). Mas toda essa movimentação ainda não significa adesão eleitoral do "Centrão", o que faz com que o presidente ainda não disponha de todas as peças para a reeleição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também parece que uma das apostas do Bolsonaro no campo institucional é que "na hora da onça beber água" a centro-direita vai com ele contra Lula e o PT. O presidente busca reeditar o antipetismo, afirmando que a suposta fraude nas urnas é parte de um complô para levar Lula de volta ao poder. E faz isso porque sabe que o Lula, por sua vez, tem feito tudo certo. Ampliando o diálogo, reconstruindo pontes e mantendo coeso o bloco democrático-popular. Por isso penso que é importante que haja sim uma candidatura da centro-direita e com viabilidade para que Bolsonaro não transite de forma exclusiva no campo da direita.

Um dado é que cada dia que Bolsonaro continua na presidência, suas condições melhoram com o passar do tempo, pois estará fraco o suficiente pra se dizer vítima do sistema e forte para tentar ganhar no voto ou, se a derrota vier, não reconhecer e tentar o caos. O plano de Bolsonaro nunca dependeu de provas concretas de fraude na urna eletrônica. A estratégia está focada na incitação à desordem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em sua live semanal transmitida pela TV estatal, Bolsonaro afirmou que "o povo" pode se revoltar e afirmou que alguns grupos estariam dispostos a "realizar ações contrárias ao pleito". Vejam, não trata-se de premonição, mas de incentivo. Obviamente, porque a desordem é a única ferramenta para o projeto de Bolsonaro 2022, bem como foi a de Trump em 2020, porque não depende de uma maioria. Se for derrotado, não tenhamos dúvidas que ele dará o "start" na desordem, estimulando a violência política.

Vejam, não estou falando apenas em golpe para evitar a posse de outro presidente. Isso eu imagino que esteja claro e no radar de todos. Mas, também, na manutenção do bolsonarismo como força política e social. Por isso, tirar Bolsonaro da presidência ainda em 2021 deveria ser a principal tarefa das instituições, bem como dos partidos à esquerda e à direita, entidades e membros da sociedade civil desde que comprometidos com a democracia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO