Indagações sobre a cocaína

Qual o papel, neste fato concreto, do general Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, a quem cabem as medidas de segurança? Bolsonaro vai demiti-lo, ou ele vai dar exemplo e pedir demissão, por incompetência?

(Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

O fato é grave, muito grave. Um avião da comitiva do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a caminho do G20, é flagrado transportando 39kg de cocaína. Pela quantidade, um caso de tráfico internacional de drogas.   

Mais grave ainda é a reação das autoridades do governo. O vice Mourão, por exemplo, tentou minimizar a situação chamando de “mula qualificada” o militar da FAB “”dono” da mala com as drogas. Com isso, só aumentou o problema.  

O caso inédito, até onde se sabe, sugere uma série de indagações.  

Por exemplo, como alguém introduz uma mala, ou mais malas, com 39 kg de cocaína em uma aeronave presidencial? O pessoal que embarca em uma aeronave oficial, na Base Aérea em Brasília, não passa por sistemas de raio X?  

Se a “mula qualificada” teve livre acesso no Brasil, o que aconteceu que fez ela perder a “imunidade diplomática” na Espanha? A operação “deu azar”, ou alguém, quem?, interceptou, alertou, as autoridades da Espanha?  

A droga tinha como destino final a Espanha, ou seria levada até a parada final, em Osaka, no Japão? Além de “mula qualificada”, o dono da mala sabe quem mandou e quem receberia a droga?  

Se a “mula” é “qualificada”, como disse Mourão, quer dizer que a operação é ação de uma quadrilha internacional? Como uma quadrilha internacional tem acesso a essa “oportunidade”, ou seja, a uma aeronave presidencial, para traficar?  

O que, ou quem ofereceu tamanha segurança para uma operação envolvendo um volume financeiro tão alto, o que evidencia uma ação organizada? As brechas na segurança oficial, um “ambiente amigável” ou alguma coisa mais séria?  

Quem integrava a comitiva oficial neste avião que transportava a cocaína, além dos militares e funcionários do governo? A lista da comitiva é pública, com nomes e funções, pode ou será divulgada pelo governo?  

Qual o papel, neste fato concreto, do general Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, a quem cabem as medidas de segurança? Bolsonaro vai demiti-lo, ou ele vai dar exemplo e pedir demissão, por incompetência?

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247