Irã desmantela célula terrorista que buscava provocar guerra urbana

A Agência Fars disse que a célula planejava realizar operações de sabotagem em várias províncias iranianas

(Foto: Reuters/Leonhard Foeger)


Clique aqui para receber notícias do Brasil 247 e da TV 247 no WhatsApp

As autoridades de segurança iranianas revelaram detalhes do desmantelamento do que disseram ser a "maior célula" com laços com países vizinhos e a ocupação israelense dentro do país durante as últimas duas décadas.

A Agência Fars disse que a célula planejava realizar operações de sabotagem em várias províncias iranianas. A agência citou uma fonte de segurança informada dizendo: "Os movimentos hostis tinham como objetivo formar a maior rede terrorista ativa no país nos últimos vinte anos, com o intuito de aumentar a violência e provocar a guerra urbana no Irã."

Ele explicou que "os líderes dessas células estavam em países vizinhos e forneceram armas e equipamentos necessários dos mesmos países para seus agentes internos... A característica mais importante desses movimentos hostis é o desejo intenso de matar e aumentar a violência na sociedade iraniana".

continua após o anúncio

Ele acrescentou que as raízes do caso remontam ao ano passado, "quando começou a contra-revolução, com uma abordagem anti-religiosa, e depois se tornou ativa por meio das redes sociais, com dois clientes saindo para formar redes sociais para atos terroristas, em nome de Shaheen Zahmat Kish e Shaheen Law."

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que 50 tentativas iranianas de realizar ataques contra alvos israelenses foram frustradas nos últimos anos.

continua após o anúncio

Isso aconteceu em suas declarações à margem de sua primeira visita à capital do Azerbaijão, Baku, na qual indicou que a maioria das tentativas iranianas já havia alcançado um alto nível de maturidade e foi frustrada no último momento.

Galant disse: "O Irã está no centro das prioridades militares israelenses, e bilhões foram alocados no orçamento recente para lidar com o 'terceiro círculo', a fim de se preparar para qualquer maneira de impedir que Teerã obtenha uma arma nuclear."

continua após o anúncio

O "terceiro círculo" se refere aos países onde os agentes iranianos atuam e representa uma arena para as atividades e operações dos serviços de segurança da ocupação, especialmente Iraque, Iêmen, Síria e Líbano.

Galant acusou o Irã de financiar a resistência em Jenin e disseminar conhecimento e métodos de guerra para impedir o crescimento da capacidade israelense de controlar a região.

continua após o anúncio

Ele afirmou que o Irã não abandonou a ideia de estabelecer uma capacidade militar na Síria, e as atividades do exército de ocupação para impedir a transferência de armas têm sido bem-sucedidas. A ocupação afirmou que o Mossad participou da frustração de um ataque contra sua embaixada no Azerbaijão e acrescentou: "O Irã não conseguiu alcançar a visão do comandante da Força Quds na Guarda Revolucionária Iraniana, Qassem Soleimani. Continuaremos a trabalhar o quanto for necessário para deter o Irã e o Hezbollah e quebrar as equações."

Gantz afirmou que nos últimos anos o Irã tem liderado uma campanha terrorista global de escala sem precedentes, sob a direção do líder supremo iraniano, visando israelenses e judeus em todo o mundo.

continua após o anúncio

Ele também disse: "O impedimento dos supostos ataques ocorreu graças ao sistema de segurança e à cooperação com muitos países". Acrescentou que "essa batalha não para e tem como objetivo algo mais importante, que é impedir que armas nucleares caiam nas mãos irresponsáveis e perigosas do Irã."

Ontem, quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, acusou o Irã de estar por trás de uma tentativa fracassada de ataque à embaixada de Israel em Baku, utilizando dispositivos explosivos com o objetivo de matar pessoas.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247