CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Irresponsabilidade do governo contamina barnabés

Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia, critica Jair Bolsonaro, que foi sem máscara conversar com garis, após testar positivo para a Covid-19. "A parte da história que ninguém conta é a dos barnabés, os auxiliares e funcionários menos graduados, que não têm garantia de leitos nas UTIs e nem de acesso rápido a médicos e exames de tomografia", afirma

Com Covid-19, Bolsonaro passeia sem máscara pelo Alvorada (Foto: Adriano Machado - Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

A imagem do presidente da República contaminado pela Covid-19, em meio a um passeio de moto pelos jardins do Alvorada, conversando sem máscara com trabalhadores que cuidavam do terreno – também sem máscara – é apenas a ponta mais visível do autoritarismo e da irresponsabilidade da administração Bolsonaro. Assim como os garis ou jardineiros que trabalhavam sem máscara nos jardins da residência oficial, milhares de outros servidores públicos são expostos diariamente à contaminação por ter que comparecer ao trabalho na Esplanada todos os dias, muitas vezes chegando lá em transporte coletivo lotado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A parte da história que ninguém conta é a dos barnabés, os auxiliares e funcionários menos graduados, que não têm garantia de leitos nas UTIs e nem de acesso rápido a médicos e exames de tomografia. O negacionismo de Jair Bolsonaro em relação à pandemia e sua rejeição a medidas de isolamento, junto com a desorganização na gestão da máquina pública, vêm colocando milhares de vidas em risco no Distrito Federal – que entrou numa aparentemente interminável fase de aceleração de novos casos.

BAGUNÇA NA ESPLANADA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As diretrizes sobre o comportamento em relação à Covid-19 no serviço público federal são uma bagunça. Não há norma geral nem regras rígidas de comportamento. Alguns ministros e chefes de órgãos públicos liberaram funcionários para “home office”, sobretudo nos grupos de risco. A maioria dos titulares de ministérios não teve coragem de peitar o chefe e mandar os funcionários não essenciais trabalharem em casa. Afinal, Bolsonaro poderia se aborrecer se algum subordinado seu passasse a ideia de que o coronavírus não é só uma “gripezinha”. Da mesma forma, o cuidado dentro dos ministérios e repartições públicas é desorganizado e mínimo.

Há relatos de funcionários de ministérios que se sentem inibidos até de usar máscaras no trabalho, na medida em que seus superiores e colegas não usam. Essa situação, e mais os velhos hábitos de aglomeração em corredores e em copas e cafezinhos, ocorrem inclusive – e por que não? – no Palácio do Planalto, que  botou apenas parte de seus funcionários trabalhando em casa. Lá, há 128 diagnosticados com coronavírus neste momento, sendo um deles o presidente da República.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Boa parte dos barnabés que têm sido obrigados a ir ao trabalho diariamente – e certamente os funcionários terceirizados do jardim do Alvorada também – moram nas periferias do Distrito Federal e passam boa parte do dia em ónibus cheios e metrôs. A abertura do comércio e de outras atividades certamente contribuiu para o aumento dos casos na capital federal, mas, se algum dia for feito um estudo sistematizado, é provável que se identifique o governo federal como principal propagador da Covid-19 – e responsável por suas mortes – por aqui. 

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO