CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leandro Fortes avatar

Leandro Fortes

Jornalista

322 artigos

blog

Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?

"Jesus Cristo, tivesse sido esse suave revolucionário das classes oprimidas pelo Império Romano, não preconizaria dar nada a César, mas dele tomar tudo, em nome dos homens e mulheres escravizados na Galileia pela máquina de guerra romana. Para tal, teria que ter transformado água em nitroglicerina, não em vinho. E feito a multiplicação das espadas, não de peixes", diz o colunista Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia - Há um esforço conceitual entre progressistas religiosos, de longa data, de inserir no cristianismo certo viés revolucionário em contraposição ao que ele – e qualquer outra religião – sempre foi: uma seita conservadora e reacionária, montada dentro de uma estrutura hierárquica de poder, quase sempre, autocrático.

Jesus Cristo, tivesse sido esse suave revolucionário das classes oprimidas pelo Império Romano, não preconizaria dar nada a César, mas dele tomar tudo, em nome dos homens e mulheres escravizados na Galileia pela máquina de guerra romana. Para tal, teria que ter transformado água em nitroglicerina, não em vinho. E feito a multiplicação das espadas, não de peixes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A verdade que a idealização de um Cristo revolucionário, como fez Hugo Chávez, na Venezuela, foi uma saída buscada, sobretudo nas esquerdas italiana e latinoamericana, de não confrontar os ideais socialistas com a cultura da fé cristã. Uma fuga, portanto, do comunismo ateu e do materialismo dialético, frutos do pensamento marxista.

A evolução da ética protestante como conceito nada mais é o do que a adaptação das regras do protestantismo ao lucro, melhor dizendo, ao vale tudo pelo lucro dentro das sociedades capitalistas. Não por acaso, os Estados Unidos tornaram-se, antes de tudo, uma poderosa nação fundamentalista cristã, em direção à qual se ajoelham, hoje, todos os projetos de ditadores de extrema-direita, de Jair Bolsonaro, batizado nas águas do rio Jordão, à senadora golpista Jeanine Añez, autoproclamada presidenta da Bolívia, com uma bíblia na mão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também não por acaso, o crescimento da extrema direita, na América Latina, deslocou-se dos quartéis para os templos neopentecostais, onde a pobreza, a ignorância e o fanatismo religioso se tornaram um campo fértil para a manipulação política de massas.

Por meio de interpretações enviesadas de escrituras ditas sagradas e de extorsão pura e simples de um lumpesinato entregue à própria sorte, as gangues evangélicas atrelaram a narrativa cristã às necessidades da classe dominante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De certa forma, potencializaram a tradição, outrora de exclusividade católica, de que o ato cristão é a caridade, não a igualdade social – esta, um pecado de comunistas ateus.

Jesus, que alegadamente andou sobre as águas, poderia tê-las feito desabar sobre a cabeça dos opressores romanos, mas preferiu oferecer a outra face.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto as esquerdas forem condescendentes com a religião, interditadas pelo discurso de que questioná-las seria uma inaceitável falta de respeito, César continuará com o que é de César.

Ou seja, tudo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO