Jornalistas pela democracia

O linguista e editor do 247 Gustavo Conde celebra a formação do grrpo Jornalistas Pela Democracia e vê na articulação um momento histórico para o Brasil. Ele diz: "Este gesto, ao mesmo tempo, combate o velho peleguismo panfletário - que acaba gerando aberrações institucionais e políticas - que nos trouxe para essa situação vexatória de país devastado pelo ódio e pelo sucateamento do debate público"

Gustavo Conde, para o Jornalistas pela Democracia  - Diante de um país devastado pelo diversionismo e pela saturação editorial dos veículos de imprensa hegemônicos, a resistência prática e conceitual - e democrática - é, mais do que nunca, um protocolo inadiável.

É por isso que um novo grupo de jornalistas foi formado e organizado para produzir uma resposta de qualidade à massa de desinformação que se anuncia para os próximos anos, capitaneada por um governo que despreza a liberdade de imprensa e faz do blefe sua arma letal de chantagem e achaque.

Para encarar esse monstro - que conta com ajuda dócil da própria grande imprensa, comprometida com seu modo historicamente enviesado de produzir notícia - o grupo "Jornalistas Pela Democracia" chega para demarcar o território da liberdade crítica e da soberania intelectual.

Com o orgulho de participar desse time, peço a vocês o apoio e o envolvimento a este que pretende ser um dos capítulos mais emblemáticos da luta pela democracia no Brasil em tempos mais que cascudos.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela democracia)

Vamos ampliar essa trincheira com a divulgação do projeto (divulguem, por favor), com a presença constante e a sinergia de sempre.

Atuar com reflexões profundas, que não se intimidam com pressões políticas e financeiras é essencial para qualquer democracia.

Este gesto, ao mesmo tempo, combate o velho peleguismo panfletário - que acaba gerando aberrações institucionais e políticas - que nos trouxe para essa situação vexatória de país devastado pelo ódio e pelo sucateamento do debate público.

Os Jornalistas Pela Democracia querem intensificar o combate a esse surto de acovardamentos, a esse adesismo irrefletido, a essa subserviência infame.

Seja leitor desse projeto. Seja interlocutor desta empreitada. Seja protagonista desse momento. Não subestime a si mesmo, aceitando a informação embrulhada distribuída como subproduto.

Busque a densidade, busque a análise, busque a crítica.

Pelo jornalismo. Pela democracia.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela democracia)

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247