CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

José Gregori, uma vida admirável

"Era um maravilhoso orador e uma pessoa ainda mais maravilhosa", diz Luiz Carlos Bresser-Pereira

Ex-ministro José Gregori (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Morreu ontem aos 92 anos um amigo de toda a vida, José Gregori. Ele era quatro anos mais velho do que eu, e eu o conheci na Faculdade de Direito, em 1953, eu no primeiro e ele no quinto ano fazendo na Sala do Estudante um grande discurso. Ele era um maravilhoso orador e uma pessoa ainda mais maravilhosa. Generoso e republicano, ele e sua mulher Maria Helena, punham sempre o interesse publico acima do seu interesse público. Estavam voltados para o bem do Brasil.

Voltei a ter contato com ele muito depois, em 1983, no governo democrático e iluminado de André Franco Montoro. Ele como deputado estadual e defensor das Diretas Já, eu como Secretário do Governo. Já nessa época ele, ao lado de Paulo Sérgio Pinheiro, assessor do governador, já surgiam como grandes defensores dos direitos humanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Éramos vizinhos em Ibiúna, a casa de Gregori muito perto da de Fernando Henrique. Encontrávamo-nos sempre lá. Em outubro de 1993, numa visita a Fernando Henrique, então ministro da Fazenda, sabendo que sua equipe estava preparando um plano de estabilização baseado na teoria da inflação inercial, disse a ele que esse plano seria bem-sucedido e ele seria o novo Presidente da República. José Gregori sempre lembrava dessa previsão.

Encontramo-nos novamente no governo Fernando Henrique Cardoso, ele como secretária nacional de Direitos Humanos (1997 a 2000) e ministro da Justiça (2000 a 2001). Como titular da pasta, chegou a trabalhar para viabilizar uma legislação batizada de Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito que substituiria a chamada Lei de Segurança Nacional (LSN). Ainda no governo Fernando Henrique foi embaixador em Portugal, e sempre me lembro de um memorável jantar em um restaurante de Lisboa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

José Gregori era um homem afável e confiável. Um ótimo amigo de seus amigos. Quando completou 85 anos, a comemoração na livraria Cultura do Conjunto Nacional foi em grande estilo. “Todo mundo” estava lá, porque era impossível não gostar e não respeitar este grande homem.

Em dezembro de 2018, com a vitória nas urnas de um candidato de extrema direita, nos reunimos, agora sob o comando de Paulo Sérgio Pinheiro, para fundar a Comissão em Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Arns. Sabíamos que os anos que se seguiriam seriam terríveis para os brasileiros no plano dos Direitos Humanos e para a democracia. A realidade infelizmente ultrapassou nossas previsões, mas agora tínhamos uma instituição de alto nível que, nos últimos quatro anos, fez tudo o que era possível para conter a barbárie. Embora não participasse das reuniões online, como eu também não tenho participado nos últimos tempos, José Gregori estava sempre presente na Comissão Arns. Juntamente com Margarida Genevois, presidente da Comissão de Justiça e Paz de dom Paulo e nossa presidente de honra, era Gregori uma inspiração para o nosso trabalho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aqui na Europa, onde estou agora para o casamento de uma neta, deixo aqui este meu testemunho de um homem cuja vida foi admirável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO