Lágrimas judias por Gaza

A situação em Gaza é de um desastre humanitário em andamento. Ele está acontecendo diariamente e cobrando vidas inocentes. O mundo parece ter se esquecido daquele lugar, mas os países árabes definitivamente o apagaram de seus mapas

A situação em Gaza é de um desastre humanitário em andamento. Ele está acontecendo diariamente e cobrando vidas inocentes. O mundo parece ter se esquecido daquele lugar, mas os países árabes definitivamente o apagaram de seus mapas
A situação em Gaza é de um desastre humanitário em andamento. Ele está acontecendo diariamente e cobrando vidas inocentes. O mundo parece ter se esquecido daquele lugar, mas os países árabes definitivamente o apagaram de seus mapas (Foto: Mauro Nadvorny)

Depois de retornar a Israel tendo vivido 32 anos fora do país, posso sentir o enorme avanço econômico e social que o país resultou. O número de prédios em construção e a vida que pulsa no dia a dia, me enchem de orgulho como israelense.

Por outro lado, é incrível como a situação da ocupação permanece insolúvel e ao que parece assim continuará por muito tempo. O israelense está feliz em geral com a vida que tem e poucos são aqueles que se importam com os palestinos. Eles se parecem como as moscas, estão em todo lugar, são irritantes e vão continuar ali.

Mesmo assim, existem dezenas de organizações israelenses que lutam diariamente contra a ocupação e buscam denunciar os abusos cometidos contra a população palestina. São milhares de pessoas fazendo um trabalho voluntário magnífico em prol de um Estado Palestino e, principalmente, em favor da convivência pacífica.

Todo dia eu procuro ler os jornais. Todo o dia eu procuro por notícias de organizações árabes que tenham o mesmo objetivo das congêneres israelenses e não encontro.

Como é possível que em todo o mundo árabe não se encontre organizações humanitárias e de direitos humanos denunciando os abusos ali cometidos, como denunciam as ONGs israelenses? Vejo inúmeros israelenses esbravejando nos noticiários das TVs contra a política do governo, contra as ações do exército, contra o incitamento racial e como eles realmente se importam. Onde estão nossos irmãos árabes?

A situação em Gaza é de um desastre humanitário em andamento. Ele está acontecendo diariamente e cobrando vidas inocentes. O mundo parece ter se esquecido daquele lugar, mas os países árabes definitivamente o apagaram de seus mapas.

Que grande ironia que sejam somente as lágrimas de judeus a derramarem por Gaza. Que sejamos nós os únicos a lutar pelo envio de ajuda humanitária. A nos solidarizarmos com os manifestantes pacíficos na fronteira, mesmo que isto signifique contrariar a política do atual governo.

Gaza está sendo sufocada diariamente. O governo do Hamas parece estar se beneficiando desta situação do quanto pior, melhor. A população sobrevive sabe-se lá como, sem trabalho, sem perspectiva alguma, sem futuro nenhum pela frente.

Todo dia eu derramo uma lágrima por Gaza.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247