Letícia Espíndola assume Secretaria de Juventude do PT-DF

Vermelha desde tenra idade, filiada ao PT desde 2012, a jovem mulher que agora assume os rumos da juventude petista de Brasília tomou posse, não por acaso, num dia 13, o 13 de julho de 2018

Via Xapuri

Não por acaso a  posse de Letícia Alves da Silva Espíndola, 24 anos, como Secretária de Juventude do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal, aconteceu 

MILITÂNCIA FEMINISTA

No PT, além de todas as responsabilidades coma a agenda da Juventude, Letícia faz parte do Coletivo de Mulheres, porque “foi aí de fato que me tornei feminista, onde achei mais apoio para militar, porque desde o golpe, nós mulheres do PT temos sido protagonistas da resistência”.

Feminista por que? “Um dos bons aprendizados que herdei de minha mãe é essa coisa de ser dura sem perder a ternura.” Minha mãe é brava (morro de medo dela!) e me ensinou que mulher tem quer ser brava pra enfrentar o machismo. Foi com dona Eliane que aprendi que machismo até faz a gente chorar por dentro, mas nunca ficar calada, porque ser feminista não é um privilégio, é um direito.” E embala: “No PT, cada vez mais mulheres se reconhecem como feministas, não só pra cumprir as regras da paridade, mas para lutar pelo que é nosso direito. Nosso papel é esse: não aceitar. Ainda tem um problema muito grande entre nossos dirigentes homens em não respeitar mulheres, mas nós vamos fincando pé, e eles vão crescendo com nossa firmeza terna.”

Para Andreza Xavier, Secretária de Mulheres do PT DF, Letícia contribui muito na luta das mulheres “pela ocupação de espaços estratégicos de decisão e construção política.” Para ela, Letícia representa “esse contingente  mulheres jovens que cada vez mais se identificam com os grandes debates políticos da sociedade brasileira e se interessam por ocupar a política para transformar a nossa realidadeQuando vemos uma jovem mulher ocupando o espaço de Secretária de Juventude do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, como é o caso da companheira Letícia Espíndola, recém-eleita, temos a certeza de que a nossa luta e a das mulheres que vieram antes de nós vale a pena. Que cada vez mais mulheres jovens ocupem a política em todos os espaços, sempre em busca de uma sociedade sem machismo, racismo, LGBT fobia e qualquer desigualdade social”, completa Andreza.

LULA LIVRE! LULA PRESIDENTE!

O ponto central da militância neste momento é o 15 de Agosto. “Nossa meta é fazer uma marcha da juventude com 3.500 jovens Em Brasília, estamos organizando nossa mobilização a partir de nossos e nossas representantes jovens nas zonais do PT e do diálogo com os outros movimentos de juventude. No Brasil inteiro, estamos falando não só com jovens do PT, mas com todos os jovens de luta, de esquerda e das lutas populares.”

Para Letícia, essa mobilização é possível “porque parte da juventude brasileira tem consciência de que lutar por Lula é lutar não somente pela liberdade de um inocente, é lutar pela própria democracia.”

MANIFESTO JOVENS PETISTAS LULA LIVRE! LULA PRESIDENTE!

Encontro Extraordinário da Juventude do PT-DF

07 de julho de 2018

O Lula está preso porque querem retirar dos jovens e dos trabalhadores a possibilidade de mudar a situação do país que foi golpeado em 2016. O nosso futuro está em jogo! Por isso, milhares foram às ruas com o Lula durante a caravana e, hoje, mesmo sendo um preso político, lidera as pesquisas de intenção de voto. O PT todos os dias recebe centenas de novas filiações porque tem sido instrumento de resistência aos ataques dos golpistas. Esse é o retrato de que a  nossa esperança não morreu e de que seguiremos na batalha até o fim para eleger Lula presidente.

 POR NOSSOS SONHOS, SEGUIREMOS!

  • Queremos emprego com garantias trabalhistas e para isso é necessário revogar a reforma trabalhista.
  • A educação precisa de cada vez mais investimento, e isso não cabe na Emenda Constitucional 95. Além disso, queremos o acesso universal à universidade pública, federalizar o ensino médio, acesso à cultura nas próprias cidades do DF.
  • Nosso passe tem que ser ilimitado e irrestrito, não dá mais para não ter direito à cidade e ficar refém do DFTrans.
  • Basta ao genocídio da juventude negra! É urgente dar fim à Intervenção Militar no Rio de Janeiro, punir os assassinos de Marielle e Anderson e, enfim, desmilitarizar a PM.
  • A vida das mulheres importa! Não dá mais para tantas morrerem pelo aborto ilegal ou pelo feminicídio. Também queremos creches públicas e salário igual.
  • Não podemos continuar vendo nossos jovens LGBTs sendo assassinados diariamente, precisamos criminalizar a LGBT fobia.

É para cumprir com essas tarefas através de uma nova Constituição que Lula que Lula se candidatou. Foi o que ele próprio disse, em discurso histórico, antes de se entregar para a Polícia Federal  no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo -SP: “A prioridade é garantir que este país volte a ter cidadania. Não vão vender a Petrobras! Vamos fazer uma nova Constituinte!”

 AVANÇAR NO DISTRITO FEDERAL!

No Distrito Federal, sofremos a mesma cartilha de ajustes baseada em retirada de direitos e repressão do Temer golpista pela mão do Rodrigo Rollemberg. Aqui, nessas eleições, devemos batalhar para mudar o jogo. É necessário ampliar nossa bancada de parlamentares distritais do PT, reeleger para Câmara Federal e eleger um governador petista para fechar um grande time que defenderá até o fim Lula Presidente!

ORGANIZAÇÃO E LUTA!

Nosso desafio é tornar milhares em milhões que vão arrancar o Lula da cadeia e botar como presidente deste país. Para isso, uma das nossas tarefas centrais daqui pra frente é a criação de comitês jovens Lula Livre! Lula Presidente! que organizem nas cidades mais e mais jovens a partir de mobilizações, debates e atividades culturais debatendo o obscurantismo que cresce e afeta cada vez maiores parcelas da juventude, conhecida pela rebeldia.

Será a JPT a grande organizadora desse processo, batalhando por sua autonomia, trará amplamente os jovens que tem se agarrado ao nosso Partido com reuniões regulares, uma agenda de mobilização para com muita ousadia fazer tremer os golpistas e fazer tornar às nossas mãos nossos direitos, nossa democracia, nosso futuro.

Buscando enfrentar esse desafio, a JPT DF resolve:

  • Mobilizar para a Grande Marcha da Juventude a Brasília, no dia 15 de agosto, para registrar a candidatura do Lula como candidato a presidente do nosso país.
  • Construir uma grande campanha de filiação, para apresentar a militância partidária às jovens e aos jovens dispostos a enfrentar o neoliberalismo e o desmonte de direitos.
  • Organizar e impulsionar núcleos de jovens petistas em bairros, faculdades, escolas e locais de trabalho.
  • Organizar a jornada de formação da Juventude do PT, junto da Secretaria Nacional de Formação.
  • Organizar a impulsão e ação dos Comitês Lula Livre! Lula Presidente! por todo o país.
  • Organizar uma campanha permanente pela liberdade dos nossos presos políticos, Lula, José Dirceu, Vaccari e Delúbio.
  • Organizar, enquanto Lula estiver preso, em todo dia 13 de cada mês, um dia nacional de mobilização da JPT, com orientação para que secretarias estaduais, municipais, núcleos da JPT organizem panfletagens e manifestações.

 VIVA A JUVENTUDE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES!

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247